ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Conab traça perspectiva de 48,83 milhões de sacas para safra 2014/2015

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 18/09/2014

2 MIN DE LEITURA

6
0
Da redação

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou projeção para safras do próximo ano, entre elas, do café. A Companhia traça uma produção de 48,834 milhões de sacas de café para safra 2014/2015. O estudo se baseia em uma média referente aos anos de baixa bienalidade para a espécie arábica, como será o ano de 2015. “Para se chegar a uma estimativa da produtividade para o café arábica (safra 2015/2016) aplicou-se a taxa de crescimento médio de 13,17% (referente a taxa de crescimento médio no período de 2005 a 2013), sobre a produtividade projetada para este tipo de café referente a safra 2014/2015 (2ª estimativa da Conab), de 21,82 sacas por hectare, sendo alcançado o resultado de 24,69 sacas por hectare”, informa o relatório da Conab.

A entidade explica que, devido a baixa produtividade deste ano, o referencial de 2014 foi adotado como ano de baixa bienalidade. “É importante destacar, que apesar de 2014/2015 ser teoricamente um ano de bienalidade positiva (de produção elevada), a realidade que se constata nas áreas produtoras se adéqua mais a um cenário de baixa produção, com plantas debilitadas em função da estiagem”, afirma o relatório.

Já para o café conilon a Conab aplicou a taxa de 5,11%, que corresponde à taxa de crescimento médio anual no período de 2008 a 2014, sobre a produtividade média nacional do conilon para 2014/2015, de 27,48 sacas por hectare, chegando-se ao número de 28,88 sacas por hectare. “Essa série histórica de 2008 a 2014 refere-se exclusivamente a dados de café conilon. A alternância de produção (bienalidade positiva e negativa) tem pouca influência nessa variedade, daí a decisão de incluir todos os anos (da série) no levantamento”, ressalta o relatório.

Volume de cada espécie
Fazendo a multiplicação da área de café arábica em produção (prevista para 2015/2016), traçada pela Conab como 1, 453 milhão de hectares, pela expectativa de produtividade média nacional desse café para o próximo ano (24,69 sacas por hectare), a Companhia chegou a um volume de 35,875 milhões sacas de café arábica a serem produzidas para a próxima safra.

Utilizando a mesma lógica para o café conilon, multiplicando-se a área em produção prevista para 2015/2016 de 448.729 hectares, pela expectativa de produtividade média nacional do conilon para o próximo ano, de 28,88 sacas por hectare, a Conab prevê um volume de 12,959 milhões de sacas.
A margem de erro adotada pela entidade é de um percentual de 2% (para cima e para baixo). Sendo assim, a Conab acredita poderia ser obtido um limite inferior de 47,857 milhões de sacas de 60 kg e um limite superior de 49,810 milhões de sacas de 60 kg.
 

6

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CHARLES GARCIA

IRUPI - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 22/09/2014

O ano passado nesta mesma época soltarão uma previsão de aproximadamente 50 milhões de sacas isso safra 2013/2014. Essa safra se concretizou? não!. Porém já no mercado foi uma coisa absurdamente irresponsável!  O governo não quer trabalhar com a verdade se não o café irar a preços jamais visto por nós e eles, eles vão soltar previsões altas no inicio da florada depois já chegando a próxima safra vão soltam uma quebra miníma, depois no final da safra vão soltar uma quebra um de pouco mais!  Ai já vem outra florada e vão fazer a mesma coisa até enfim o ano que eles quer, uma florada alta com o clima propício e uma safra recorde!. Mais até la irão tentar segurar os preços com elevadas previsões das futuras safras! Enquanto nós produtores estaremos igual o SAL DA ZORRA TOTAL!!!!......
BRUNO JOSE ALVES

CAPUTIRA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 19/09/2014

Bom. Quer dizer que esse ano, 2014, que seria um ano de bienalidade alta, a produção sofreu uma queda em torno de 30%, como constatou  o pesquisador Alyson do Procafé  e relatado também por produtores que participaram da pesquisa do Café Point, a produção segunda a própria Conab ficará em torno de 45 milhões de sacas. Sendo assim a produção em 2015 será maior, 55 milhões segunda a Conab, por considerar que na verdade 2014 se transformou num ano de bienalidade baixa devido a quebra. Onde as pessoas responsáveis por essa projeção encontraram essa lógica? Em dados estatísticos? Ora, a quebra foi devido a problemas climáticos e não devido a estatísticas. E por causa disso a repercussão na produção em 2015 também será negativa e não positiva, ainda mais que já seria um ano de bienalidade baixa. Enfim, respeito a entidade responsável pelo levantamento, afinal os dados divulgados por um órgão oficial são de suma importância para todo o setor traçar suas estratégias. No entanto, penso eu que esses levantamentos deveriam ser realizados por pessoas que entendem de produção de café, conhecem bem a cafeicultura nacional e estão sempre em contato com aqueles que praticam a cafeicultura, ou seja, os cafeicultores. E não por experts em estatística ora bolas!  Eu parabenizo a iniciativa da Equipe Café Point por trazer a público o depoimento dos produtores sobre a situação em suas lavouras e sua região e defendo que a Conab e qualquer outro órgão oficial levasse em consideração esses depoimentos em seus relatórios. Com certeza saberiam bem melhor a real situação das lavouras e teriam melhores condições de divulgar um estimativa de safra do que se basear apenas em estudos estatísticos!
JOÃO BATISTA VIVARELLI

DIVINOLÂNDIA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 19/09/2014

No caso específico da Safra-Café de perspectiva para uma produção de 48,83 milhões de sacas para a próxima safra ainda é muito precoce, pois devido à estiagem/calor em Dez/13 e Jan,Fev,Mar/2014, às lavouras tiveram menor crescimento dos ramos de produção, e à falta de chuvas ainda persiste; também às floradas até o momento foram muito timidas.
HUGO LUIZ PEREIRA

MINAS GERAIS - COMÉRCIO DE CAFÉ (B2B)

EM 19/09/2014

só no brasil que uma estimativa de produção é feita por matematicos q ficam com a bunda presa em uma cadeira, atras de uma mesa, q vai se saber em qual capital, com o ar condicionado ligado, e que provavelmente nunca viu um pé de café.BRASIL MOÇADA, ISSO É O BRASIL.
NELSON BARRIZZELLI

ANDRADAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 19/09/2014

Projetar safra com base em planilha de Excel dá nessas bobagens que estamos vendo nos últimos anos em relação ao café. Com essa "previsão" ontem, o preço do café caiu. Muito conveniente para a meia dúzia de exportadores que vem se locupletando à custa do nosso esforço. Essa turminha do "ar condicionado", deveria ir ao campo para ver, nas regiões de maior produção, o estrago que os preços aviltados dos últimos anos e a estiagem deste, causou nos cafezais. Depois de "sujar" os pés eles veriam o tamanho da BOBAGEM e do desservço que estão prestando à cafeicultura do país. A prova de que esse pessoal não tem a mínima noção do que está fazendo, é o fato de terem elevado as previsões de safra de 45 milhões para 48 milhões de sacas em menos de uma semana. Eles são formidáveis na hora de "embaralhar" as cartas...
ALEXANDRE CASTRO CAMBRAIA

OLIVEIRA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 18/09/2014

Isto tudo é uma piada...Existe alguém sério nesse país?

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures