ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Conab projeta safra 2015/2016 entre 44,11 e 46,61 milhões de sacas

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 13/01/2015

1 MIN DE LEITURA

14
0
Da redação

A safra cafeeira 2015/2016 do Brasil deve ficar entre 44,11 a 46,61 milhões de sacas de 60 kg de café beneficiado. É o que afirma a primeira estimativa, divulgada nesta terça-feira (13/1), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Foto ilustrativa: Arquivo/ Café Editora
 
Foto ilustrativa: Arquivo/ Café Editora


A projeção aponta possível redução de 2,7%, caso seja alcançado a menor projeção ou, ainda, um aumento de 2,8%, se comparado o limite superior aos 45,34 milhões de sacas da safra anterior, considerada a produção de arábica e conilon.

A redução foi observada no café conilon, que registra queda entre 8,8% e 6,3%. A diminuição pode se verificar, devido às questões climáticas. A forte estiagem no final da safra anterior e o intenso frio durante a florada da safra atual interferiram de maneira negativa na produtividade. Já o café arábica pode apresentar um crescimento que varia de 0,6% a 6,5%. O resultado é reflexo do crescimento da cultura na Zona da Mata mineira e na produção no Paraná.

Estimada entre 32,5 e 34,4 milhões de sacas, a produção de café arábica corresponde a 75,1% do volume de café produzido no país, e tem como maior produtor o estado de Minas Gerais, com o volume variando entre 22,36 e 23,61 milhões de sacas. Já a produção do conilon, contabilizada entre 11,61 e 12,21 milhões de sacas, representa 24,9% do total nacional e tem como maior produtor o Espírito Santo, com uma produção entre 8,52 e 8,96 milhões de sacas.

Área
Segundo a Conab, o plantio no Brasil deve ocupar uma área em produção de 1,94 milhões de hectares, apresentando uma ligeira queda de 0,6% em relação à safra passada, com uma redução de 12,07 mil hectares. Minas Gerais concentra a maior área plantada de 973,58 mil de hectares, predominando a espécie arábica, com 98,64% do total no estado. Isto representa 49,63% da área cultivada no país. A segunda colocação é do Espírito Santo, com 435,27 mil hectares. A área do conilon, no estado, é de 283,05 mil hectares.

14

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

NELSON BARRIZZELLI

ANDRADAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 19/01/2015

Se a previsão da CONAB fosse feita com o objetivo de informar o mercado e não para atender interesses não claramente identificados, eles separariam a previsão da safra de Conilon e da safra de Arábica, uma vez que esses produtos tem preços diferentes e se destinam a mercados específicos. Misturando tudo no mesmo "tacho", fica fácil para os especuladores interferirem nos preços através dos mercados futuros, frustando o esforço feito pelos cafeicultores durante toda uma safra. Continuamos completamente órfãos em relação a nossos representantes com capacidade de se comunicar nacional e internacionalmente, bem como em relação às Cooperativas que sabem o que está ocorrendo de fato e simplesmente se calam.
ALESSANDRO GUIEIRO

PATROCÍNIO - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 17/01/2015

Será que "os caras" das estimativas lêem nossos comentários???



Não queremos nada, só que publiquem a verdade!


AYLTON PIONA COUTINHO JUNIOR

JOÃO NEIVA - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 16/01/2015

Acredito que a safra de conillon no norte do ES, deverá sofrer retração.

Estamos com uma forte estiagem na região e mesmo lavouras irrigadas estão sofrendo com a forte ensolação.

A folhas e os frutos estão queimando nos pés, as pragas estão atacando com força total: ácaro vermelho provocando danos nas folhas , cochonilha da roseta derrubando os grãos ao solo, ferrugem atacando( temperatura alta + irrigação), etc.

Está sendo necessário o uso de defensivos intensivamente para o controle destas pragas e muitas vezes sem o sucesso desejado.

Até a adubação via fertirrigação, muitos estão buscando realizar no amanhecer ou entardecer tamanha a temperatura / ensolação.

Por enquanto, os mananciais / represas estão suportando...mas até quando? Na minha região já são cerca de 29 dias sem chuva significativa e temperaturas altas ( 35 -37ºC).

E aquelas propriedades que não possuem estes recursos...aí, só Deus em sua infinita misericórdia....
ALEXANDRE CASTRO CAMBRAIA

OLIVEIRA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 16/01/2015

Depois de tudo que tem acontecido neste país, não duvido de mais nada...Este país é uma piada pronta!! E nós, brasileiros comuns( Excluindo políticos,funcionários públicos, lobistas e empreiteiros)somos uns otários...
NELSON BARRIZZELLI

ANDRADAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 14/01/2015

Caros Colegas. Palhaçada é a palavra correta para esta estimativa. Nossa única defesa é não vender cafe (para quem pode segurar) no mercado à vista e muito menos no mercado futuro. A CONAB como as empresas estrangeiras estão tratando de "puxar" o preço para baixo. A CONAB porque faz o "jogo do contente" a fim de evitar mais inflação e os compradores por razões óbvias. Os comentários feitos em avaliações anteriores mostram que, aqueles que vivem no campo, sabem que a quebra de safra será grande, o tamanho dos grãos deixará a desejar e haverá muito resíduo no beneficiado. A única maneira de salvar o investimento feito nessa safra, será o preço. Como os representantes do setor não se manifestam e as Cooperativas, que vivem na ponta da produção, por razões políticas, não dizem o que pensam, vamos aguardar os acontecimentos "órfãos" e agentes passivos de um processo injusto para quem produz
VALERIO MIRANDA AMARO

UBERLÂNDIA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 14/01/2015

o importante e nao fazer venda futura nesse momento.

Eles vao controlando os preços de acordo com a quantidade que precisam , fazendo travamento ai eles tem garantia de estoque e   seguram o preço do cafe .

Aqui em indianopolis so tem cafe em lavoura de primeiro ano
JOÃO BATISTA VIVARELLI

DIVINOLÂNDIA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 14/01/2015

Com o fator Estiagem/Calor no decorre do ano/2014 e repitindo novamente em 2015, justamente na fase de grande demanda de agua na Cultura de Cafeeiro(granação), estas previsões poderão mudar, concoram???
ALESSANDRO GUIEIRO

PATROCÍNIO - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 14/01/2015

Palhaçada..... Em janeiro de 2014 já perdemos no mínimo 10% da safra 15/16, em função da estiagem, as plantas não desenvolveram crescimento vegetativo para produzir, tivemos uma florada irregular e ainda com perca por causa da estiagem prolongada, rosetas vazias e o que se nota, agora estamos novamente com veranico, que já está interfirindo no enchimento de grão, resumindo aqui no cerrado é só perca, como esses engravatados dizem aumento de produção do café arábica? Se estamos vendo as lavouras se acabando por falta de água... Temos que privatizar o Brasil... Idéias e ações de fora taves seja em prol do povo brasileiro!
MARCIO LUIZ BERGAMO FAVARO FAVARO

PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 14/01/2015

Piada ! Faz uns 10 anoos ou mais que estamos vendo estas previçoes equivocadas !!!!!!!!
DYONE

SANTA MARIA DE JETIBÁ - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 14/01/2015

Senhores, a conab lança esta estimativa com base em 3 meses anteriores. A real situação só veremos na próxima estimativa onde o campo de estuda da mesma se concentrara nos meses de Dezembro, janeiro e Fevereiro. Com certeza nesta estimativa teremos um recua nesta previsão de pelo menos 25%.
IURI PAGUNG PAGOTTO

RIO BANANAL - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 14/01/2015

isso é uma piada?  Café conilon terá queda de no minimo 25% a conab tá com certeza compactuando com empresários.
ISMAEL NOGUEIRA RODRIGUES ALVES

FRANCA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 14/01/2015

Pelo menos aqui na alta mogiana a perspectiva de safra é muito baixa. A grande maioria das lavouras foram esqueletas e a quebra aqui em relação ao último ano é de setenta por cento. Qual o número consb para nossa região?
DOMINGOS RIBEIRO DE ANDRADE

BOM SUCESSO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 13/01/2015

TROCOU OS MINISTROS MAS A MENTIRADA CONTINUA A MESMA
MARCIO LUIZ BERGAMO FAVARO FAVARO

PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 13/01/2015

Cade a quebra de safra efeito seca principalmente em minas ,essa estimativa totalmente furada, quem divulgou nao andou em minas.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures