ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Aprenda técnicas de como produzir café arábica de qualidade

PRODUÇÃO

EM 06/07/2017

1
0
Da redação 

Produzir café arábica de qualidade requer diversas orientações técnicas, uma vez que o procedimento precisa de uma espécie de roteiro que abrange desde a colheita até a armazenagem. Para ajudar os cafeicultores a produzirem café especial, o extensionista do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Fabiano Tristão Alixandre, apresenta como são feitas essas atividades no município de Brejetuba, no Espírito Santo, referência no segmento. 

Foto: Felipe Gombossy/Café Editora
                               Foto: Felipe Gombossy/Café Editora

De acordo com Alixandre, a produção de cafés especiais é essencial para a sustentabilidade da propriedade, já que agrega cerca de 30% a mais em valor em uma saca de café, permitindo ao produtor acessar mercados diferenciados. 

"Para obter um café especial o produtor precisa ter uma lavoura bem conduzida, capaz de produzir fruto maduro", explica. Antes de começar a colher, os agricultores precisam fazer um mapeamento das lavouras,  iniciando a retirada dos grãos nos talhões com maturação mais precoce.

Abaixo, assista todas as dicas do extensionista. Elas passam pelos processos de: colheita, processamento, secagem em terreiro, secagem em secadores e armazenagem. 
 

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

BENEDITO ALMIR TEIXEIRA

EM 11/07/2017

Parabéns pelo vídeo, muito informativo e didático. Estou iniciando plantio de café e pretendo produzir café de qualidade para agregar valor ao meu produto.