carregando...
Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Você está em: Notícias > Produção

Aprenda técnicas de como produzir café arábica de qualidade

postado em 06/07/2017

1 comentário
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Da redação 

Produzir café arábica de qualidade requer diversas orientações técnicas, uma vez que o procedimento precisa de uma espécie de roteiro que abrange desde a colheita até a armazenagem. Para ajudar os cafeicultores a produzirem café especial, o extensionista do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Fabiano Tristão Alixandre, apresenta como são feitas essas atividades no município de Brejetuba, no Espírito Santo, referência no segmento. 

Foto: Felipe Gombossy/Café Editora
                               Foto: Felipe Gombossy/Café Editora

De acordo com Alixandre, a produção de cafés especiais é essencial para a sustentabilidade da propriedade, já que agrega cerca de 30% a mais em valor em uma saca de café, permitindo ao produtor acessar mercados diferenciados. 

"Para obter um café especial o produtor precisa ter uma lavoura bem conduzida, capaz de produzir fruto maduro", explica. Antes de começar a colher, os agricultores precisam fazer um mapeamento das lavouras,  iniciando a retirada dos grãos nos talhões com maturação mais precoce.

Abaixo, assista todas as dicas do extensionista. Elas passam pelos processos de: colheita, processamento, secagem em terreiro, secagem em secadores e armazenagem. 
 

Avalie esse conteúdo: (5 estrelas)

Comentários

Benedito Almir Teixeira

OUTRA - OUTRO - OUTRA
postado em 11/07/2017

Parabéns pelo vídeo, muito informativo e didático. Estou iniciando plantio de café e pretendo produzir café de qualidade para agregar valor ao meu produto.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2017 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade