ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

CNC defende preservação do Funcafé e a não ampliação da área cafeeira

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 23/06/2017

1 MIN DE LEITURA

4
0
Da redação 

Nesta semana, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) criou um grupo de trabalho para estudar, em até 90 dias,  mecanismos que permitem a ampliação dos recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) e a renovação do parque cafeeiro nacional, com definição de fonte de financiamento. No entanto, o Conselho Nacional do Café é contra essas alterações, conforme nota divulgada na manhã desta sexta-feira (23). 

Foto: Lucas Albin/Agência Ophelia
                                  Foto: Lucas Albin/Agência Ophelia

De acordo com o apontamento do CNC, o órgão entende que mais do que buscar formas de revigorar a principal fonte de financiamento do setor, é preciso preservá-lo, "evitando que propostas de partes externas ao segmento cafeeiro, desconexas do entendimento e do consenso dos representantes da cadeia produtiva, sejam levadas adiante com o intuito de, ao atender interesses subjetivos e desvinculados à realidade da atividade como um todo, exaurir os recursos do Fundo". 
Em relação a renovação do parque cafeeiro nacional, o Conselho mantém a orientação para que não sejam abertas novas áreas com café e que, ao invés disso, ao ser analisada a necessidade apresentada pelo mercado, faça-se a revitalização de áreas onde as plantas estão velhas e nos níveis mínimos de produtividade.

"Recordamos que esse processo deve ser paulatino, atendendo às sinalizações do consumo mundial, para ser conduzido com serenidade e evitar a injeção de café em excesso no mercado", informa a nota. 

O grupo de trabalho do Mapa será formado por representantes das entidades que compõem o Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC), Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), Conselho Nacional do Café (CNC) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Café).

4

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

DONIZETTI BATISTA LIMA

MAIRIPORÃ - SÃO PAULO - DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS (CARNES, LÁCTEOS, CAFÉ)

EM 30/06/2017

Não sou produtor, mas tenho convivido com o setor. Além de geadas, o grande temor da classe é justamente o excesso de produção,que envolve diretamente oferta e demanda. Isto vem mexer com os preços aqui e la fora. Temos que considerar também que outros países produtores estão investindo para aumentar a área plantada .Ninguém desconhece a crise de 1929 que marcou para sempre nossa cafeicultura...
GAMBA

GARÇA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 26/06/2017

Em regiões onde as condições edafoclimáticas permitem o cultivo do café e/ou já são tradicionais nesse cultivo sou favorável ao custeio do plantio/replantio de novos cafezais com severo acompanhamento dos serviços pelo engenheiro agrônomo contratado e sob total responsabilidade, inclusive com a perda de seu registro. 




TÉRCIO PASCOAL

VILA VELHA - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 26/06/2017

A incompetência desse CNC ainda vai matar a cafeicultura brasileira.

Se é que é incompetência...
ADRIANO DE SOUZA

SOORETAMA - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 26/06/2017

Bom dia, sou totalmente a favor do posicionamento do Conselho Nacional do Café. A produção deve ser controlada, assim como nossos estoques, caso contrário teremos em breve super ofertas que achatarão o setor produtivo, fazendo com que amargue sérios prejuízos. Mas... com esta comissão que fará a avaliação, composta por equipes onde as líderes do setor querem baixos preços do produto, tenho minhas dúvidas.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures