ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Greve de cafeicultores da Colômbia gera primeira renúncia da Federacafé

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 13/03/2013

1 MIN DE LEITURA

0
0
O dirigente da Federação de Cafeicultores da Colômbia, Mario Gómez Estrada, o mais antigo no Comitê Nacional de Cafeicultores, renunciou ao cargo. Em uma carta dirigida à Federação, ele reconheceu que a institucionalidade não teve êxito em convencer o Governo a obter maiores subsídios diante da gravidade do problema de rendimento do setor.

Gómez também reconhece que há um descontentamento dos diretores regionais do setor cafeeiro com a administração que a instituição tem feito.

Ele classificou de “mesquinha” a posição do Governo quando sentou para negociar com a institucionalidade e disse que impôs limites fiscais e até constitucionais para ter acesso a mais recursos, situação que não colocou sobre a mesa com os promotores da greve. “A posição negociadora do Governo conosco como institucionalidade, tenho que falar com franqueza, foi mesquinha e com menção permanente de limites fiscais e até constitucionais. Nem precisa dizer que tais limites não existiam na outra mesa, com os resultados conhecidos e inobjetáveis”, disse Estrada, que foi por mais de 25 anos representante de Caldas no Comitê Nacional de Cafeicultores.

Ele disse que o Governo menosprezou o problema cafeeiro e ignorou os alarmes do ano passado, e que os produtores se sentiram abandonados. “Aconselhados principalmente por pessoas que não tem nada a ver com cafeicultura, alguns optaram por vias de fato que terminaram em atos impensáveis de violência que nunca deixaremos de lamentar”.

Estrada disse que, considerando a forma como o Governo negociou o auxílio, quem representa a institucionalidade hoje não tem plena confiança do Governo e que, portanto, “estamos incapazes de cumprir a mais importante de nossas funções, que é administrar conjuntamente com o Governo o Fundo do Café e a politica cafeeira nacional e internacional da Colômbia”.

Por tudo isso, Estrada apresentou sua carta de renúncia irrevogável a suas funções como membro do Comitê Diretor da Federação Nacional de Cafeicultores e do Comitê Nacional de Cafeicultores.

Por outro lado, o Comitê de Cafeicultores de Caldas, que vinha manifestando ampla inconformidade pela falta de liderança mostrada pelo Gerente Geral da Federação, Luis Genaro Muñoz, com a administração da crise do setor, com as petições ao Governo e pela sua incapacidade de interlocução na greve, retirou seu respaldo a Muñoz, pedindo sua renúncia.

Confira aqui mais informações sobre o acordo entre Governo e cafeicultores colombianos.

A reportagem é do Larepublica.com.co, traduzida e adaptada pelo CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures