ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Ticoulat: o foco é aumentar demanda no exterior

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 08/01/2010

1 MIN DE LEITURA

2
0
O colaborador do CaféPoint Roberto Ticoulat, presidente da Três Marias Exportação e Importação, de São Paulo/SP, enviou um comentário ao artigo "A megalomania da gestão pública e a ruína dos cafeicultores". Abaixo leia a carta na íntegra.

"Caro Celso e Félix (aliás que dupla heim!),

Vocês têm toda a razão nos pontos abordados e infelizmente a gestão pública vem sendo desta forma há muitos anos. O que realmente falta é planejamento estratégico para o setor mas não devemos deixar de reconhecer que o Ministro da Agricultura têm se empenhado ao máximo em melhorar a situação da cafeicultura nacional.

Entendemos perfeitamente as agonias que nossos produtores têm vivido pois uma atividade sem renda torna todos os nossos assuntos mais prementes e acabam gerando os problemas como os que vocês descreveram no seu artigo.

Mas gostaria de acrescentar um ponto que para mim é o mais sensível de todos: temos de parar de ficar somente discutindo postergações de pagamentos de dívidas vencidas, que não deixa de ser uma discussão importantíssima, e temos de focar em aumentar a demanda de nossos cafés no exterior, já que a demanda em nosso mercado interno tem sido crescente, apesar de margens cada vez mais apertadas.

Este para mim é o principal ponto a ser discutido, pois hoje vendemos café no exterior a preços abaixo do nosso potencial e não temos conseguido ampliar nossas vendas com valor agregado, pelos diversos fatores de conhecimento de todos os elos da cadeia. A cadeia café precisa com urgência tratar deste tema que é de fundamental importância para nosso negócio.

Um último ponto é com relação à qualidade do café que está sendo entregue no programa de opções públicas pois a dificuldade de preparar os lotes a serem entregues, tendo em vista da qualidade da safra atual, prejudica em muito o sucesso do leilão.

Parabéns pelo artigo.

Roberto Ticoulat"

Acesse e leia a carta na íntegra.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ROBERTO TICOULAT

SÃO PAULO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 11/01/2010

Akira-san,

É sempre bom receber comentários de antigos conhecidos para poder balizar nossas idéias. É verdade que o Brasil se esqueceu da importância do agronegócio e do setor manufatureiro como gerador de riquezas para a nação, não encarando os problemas cambiais, não realizando as reformas e não defendendo nossos mercados das diversas barreiras que temos sofrido em vários mercados que atuamos.

Porém, temos de insistir que a saida para a cafeicultura nacional é a de aumentarmos a qualidade e o reconhecimento de nosso café no mercado internacional; de forma a evitarmos os grandes deságios de nossos preços com relação a bolsa de NY, bolsa esta que sequer podemos entregar nosso produto,

Temos sim de abrir novos mercados, que ai se apresentam, de forma a conseguirmos a valorização de toda a cadeia. Foi assim que fizemos com o Japão e, desta forma, que deveriamos estar fazendo com mercados como o da China. Afinal os produtos primários que estão em melhor situação são justamente aqules que possuem como principal comprador a China.

Muto obrigado pela sua valiosa contribuição.

Abraço,

Roberto
AKIRA PEDRO SUMI

SÃO PAULO - PROVA/ESPECIALISTA EM QUALIDADE DE CAFÉ

EM 08/01/2010

Caro Roberto Ticoulat,

Parabéns por sempre batalhar em causa do nosso negócio e sempre batalhando pelo crescimento das Tres Marias.

Concordo contigo com relação à expansão da demanda ao exterior apesar dos fatores contrários que ainda persistem no negócio e para dificultar, a valorização contante da nossa moeda.

Espero que a valorização do Real começa a ser desatrelada na exportação do café como já está acontecendo com outras comodities que é um fator novo e positvo para as exportações brasileiras.

Vamos ser otimistas como todo o Brasil, que pela primeira vez vejo muita luz no horizonte bastante promissor em todas as atividades.

Um grande abraço,

Akira Pedro Sumi

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures