ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Superdegustadores: interpretação de sabores vale ouro

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 30/07/2010

2 MIN DE LEITURA

0
0
Temendo perder o olfato ou o paladar, muitos profissionais que vivem deles recorrem a uma apólice de seguro. De dez anos para cá virou moda entre os mais concorridos blend tasters, especialistas em café, sommeliers, provadores de queijo e até de sorvete segurar seus bens mais valiosos, assim como fazem os atletas. As cifras de línguas e narizes segurados têm batido os oito dígitos - em euros, libras e dólares.


Foto: Costa Coffee/PA Archive - Milhonária. Língua de Gennaro Peliccia vale US$ 15 milhões

Mas o que há de realmente especial no corpo dos provadores? O ser humano nasce com milhares de papilas gustativas na língua e milhões de receptores olfativos no nariz (ambos vão se perdendo ao longo dos anos, mas essa é uma outra história).

Por razões genéticas, certas pessoas possuem aptidão olfativa ou gustativa exacerbada. São privilegiados que têm o dom de perceber aromas e sabores imperceptíveis para a maioria. Gente capaz de distinguir variedades de cogumelos frescos pelo cheiro; caminhar pela rua sentindo o perfume da manteiga derretida que estava no pão do café da manhã; o odor do asfalto (não o novo, quente, o do velho mesmo); e que nota muito mais num copo de cerveja que o amargor da bebida - de fruta seca à azeitona, conforme o caso.

Essas situações não são fictícias. Fazem parte do cotidiano de pessoas que ficaram famosas por conta de paladar ou olfato excepcionais. O italiano Gennaro Pelliccia, provador das cafeterias Costa, caminha pelas ruas sentindo cheiro de manteiga.

Tecnicamente, o nariz e a língua de todos eles não apresentam grandes diferenças em relação aos das pessoas comuns. O que distingue um grande provador não é apenas "o dom de perceber". É uma combinação entre a sensibilidade do indivíduo e a capacidade que seu cérebro tem de associar, armazenar e acessar essas informações. Em outras palavras, não basta sentir o perfume. É preciso reconhecê-lo e poder lembrar dele.

"Esta é uma capacidade que se adquire com a prática", explica Josy Carolina Pontes, mestre em ciências e doutoranda em neurociências do Laboratório de Neurofisiologia da Unifesp. "O que conta para o treinamento de uma superlíngua ou um supernariz, além da aptidão genética, é a intensidade da atividade cerebral", diz o neurocirurgião paulista Yann Motta.

Especialista em degustação de cafés, Ensei Neto ressalta a grande diferença entre perceber sabores e interpretá-los. "A interpretação é um processo educativo que envolve treinamento, vocabulário e, muitas vezes, o repertório cultural", diz.

Quer dizer, para que o cérebro seja capaz de identificar determinado aroma ou sabor é preciso que eles tenham sido armazenados na memória. Você só vai conseguir reconhecer o perfume de uma rosa se já tiver cheirado uma rosa anteriormente e registrado o perfume em seu banco de dados olfativo.

Os supernarizes e superlínguas são exceção. As estatísticas mostram que apenas metade das pessoas consegue fazer a distinção básica do paladar, que significa separar doce, salgado, ácido e amargo. Segundo Ensei Neto, pesquisas indicam que 25% das pessoas vivem num extremo e outras 25% no outro. De um lado, aqueles que têm uma percepção baixa dos sabores básicos. E de outro, a elite, os 25% dotados de paladar apuradíssimo, chamados de supertasters. Esses não só percebem os sabores como são capazes de identificá-los em diferentes concentrações e de maneira conjugada. E fazem esta capacidade valer ouro.

A reportagem é do jornal O Estado de S.Paulo, resumida e adaptada pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures