ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Starbucks quer crescer no mercado da China

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 04/07/2006

2 MIN DE LEITURA

1
0
A Starbucks pretende aumentar sua participação no mercado do país mais populoso do mundo. Apesar de a China representar menos de 10% das vendas globais da Starbucks, em 2005 (US$ 6,4 bilhões), o presidente da rede, Howard Schultz, disse que o país se tornará, em breve, o maior mercado da firma fora da América do Norte.

Desde a abertura do primeiro estabelecimento da Starbucks na China, em 1999, esta se tornou uma das marcas mais populares entre os executivos de 25 a 40 anos do país. Este estabelecimento de Beijing tem mantido um crescimento anual de vendas de mais de 30%, nos últimos anos. A loja de Xangai teve lucros líquidos de 32 milhões de yuan (US$ 4,00 milhões) em menos de dois anos.

No entanto, Schultz disse que esse foi apenas um bom começo e que agora o desafio é crescer ainda mais rápido naquele que pode ser o maior mercado estrangeiro da Starbucks.

Para reduzir os riscos nos mercados externos, a Starbucks usa diferentes tipos de estruturas de propriedade. A empresa autoriza um desenvolvedor local a usar a marca Starbucks ou faz uma joint venture com parceiros.

A Starbucks tem uma desenvolvedora autorizada no norte da China, a Beijing Meida Coffee Co. Ltd., bem como duas joint ventures, em Xangai (Shanghai Uni-President Starbucks Coffee) e Hong Kong, Macau e Sul da China (Maxim´s Caterers Ltd). As três companhias individuais podem buscar o desenvolvimento independente dentro de sua própria região, mas não podem, segundo analistas do setor, ajudar nos planos de expansão nacional da Starbucks.

A empresa precisa adquirir controles acionários em suas joint ventures se quiser fortalecer o controle administrativo e "alcançar lucros substanciais à medida que o mercado cresce", disse o secretário geral da China Chain Store & Franchise Association, Pei Liang.

Para ajudar a Starbucks a crescer de forma mais eficiente, Schultz fortaleceu a equipe de gerenciamento na China nomeando uma série de novos executivos em abril. Localizados em Xangai, eles reportam diretamente à matriz dos EUA e deverão consolidar as operações da Starbucks na China, incluindo as áreas de gerenciamento, logística e marketing.

Uma missão desta equipe é acelerar o ritmo de abertura de lojas totalmente pertencentes à Starbucks em cidades onde as três sócias não operam, enquanto a companhia dos EUA negocia com suas sócias para aumentar sua participação acionária. Desde o ano passado, a Starbucks abriu nove lojas (sem sócios) na China. "A expansão continuará", disse Schultz.

"Em 1999, nós não tínhamos a infra-estrutura que temos hoje na China. Agora, estamos mais preparados e mais capazes de realizar ações. Isso pode significar, ao longo do tempo, algumas mudanças na eqüidade", disse Schultz.

A remoção das restrições aos investimentos estrangeiros na indústria varejista no final de 2004, devido à entrada da China na Organização Mundial do Comércio (OMC), também abriu as portas para a Starbucks estar diretamente envolvida no desenvolvimento do mercado chinês.

Com 11,5 mil lojas em todo o mundo e 35 anos, a Starbucks ainda abre cinco novas lojas por dia. Schultz disse em fevereiro que a rede manteria o crescimento anual nos lucros em pelo menos 20% durante os próximos três a cinco anos.

"Nós acreditamos que, em longo prazo, as oportunidades para a Starbucks no mundo todo significam pelo menos 30 mil lojas, com 15 mil na América do Norte e 15 mil fora da América do Norte".

A reportagem é do AsiaPulse.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MARA FREITAS

LAVRAS - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 04/07/2006

Quando a gente lê "Dedique-se de Coração", livro do presidente da Starbucks, torna-se possível compreender que a adversidade é uma grande alavanca para o sucesso.

Fiquei feliz por ver que ele, Howard Schutz, era mais pobre do que eu e conseguiu construir um império.

No princípio, contou apenas consigo mesmo e com a sua paixão pelo café, atualmente perpetuada pelos milhões de xícaras que vende ao redor do mundo.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures