ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

SP terá certificadora com selo "Produto de São Paulo"

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 12/05/2008

1 MIN DE LEITURA

0
0
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo credenciou mais uma certificadora para o Sistema de Qualidade de Produtos Agrícolas, Pecuários e Agroindustriais do Estado. Trata-se da BRTUV Avaliações de Qualidade Ltda, antecedida pela Fundação Carlo Alberto Vanzolini, da Universidade de São Paulo (USP), e pela SGS do Brasil. As certificadoras são as responsáveis por promover as auditorias nas propriedades e nas empresas interessadas em obter o selo "Produto de São Paulo".

O sistema foi instituído pela Lei 10.481, de 29 de dezembro de 1999. As normas técnicas publicadas pela Secretaria abrangem café torrado em grão e torrado e moído (tipo gourmet e superior), algodão em fardo, carvão vegetal (ambos tipo premium) e suínos (animais vivos para abate). Cinco empresas de café e duas de suínos já obtiveram o selo.

O sistema certifica produtos que possuem qualidade superior, diferenciada pelo controle de todo o processo produtivo, dentro do princípio conhecido como da semente ao prato, que abrange registros de origem, controle crítico do processo, transporte, distribuição e comercialização, uma forma de garantir a rastreabilidade e assegurar a repetibilidade no processo.

Esses procedimentos objetivam, além da qualidade, estimular a competitividade do agronegócio paulista nos mercados interno e externo. Os métodos diferenciados de produção agrícola ou de processamento agroindustrial são as características desejáveis e especiais na promoção dos produtos, criando a possibilidade de aumento da renda do produtor e da agroindústria.

A certificação ocorre por adesão voluntária às normas técnicas de padrão de qualidade estabelecidas pelos setores técnicos da Secretaria de Agricultura e pelas cadeias produtivas reunidas nas Câmaras Setoriais, que também funcionam no âmbito da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios da Pasta (Codeagro). É ela também que coordena o processo de estabelecer as normas de qualidade, padronização dos produtos e o atendimento à legislação vigente. As informações são da Codeagro/Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures