ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Sistemas de irrigação por gotejamento no café cresce de 30% a 35% em 2012

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 22/01/2013

1 MIN DE LEITURA

0
0
O crescimento é impulsionado pelo bom momento vivido pela agricultura, com os preços da maioria dos grãos e a renda em patamares elevados. Diante da expectativa de manutenção do cenário positivo, as fabricantes associadas à Abimaq esperam faturar entre 20% e 25% a mais também em 2013.

Segundo Antônio Alfredo Teixeira Mendes, presidente da Câmara Setorial de Equipamentos de Irrigação da Abimaq, a tendência é que as lavouras de grãos e hortifrutigranjeiros continuem a absorver a maior parte dos investimentos nesse tipo de equipamento.

No ano passado, as vendas de pivôs centrais para plantações de grãos, principalmente para as lavouras de soja, tiveram crescimento de 50%. A adoção de sistemas de irrigação por gotejamento para as lavouras de café cresceu de 30% a 35% - considerando-se todas as culturas, esse sistema avançou 20% a 25% em 2012. A Abimaq também chama atenção para a forte demanda por sistemas de aspersores em pastagens formadas para a pecuária leiteira.

O único segmento agrícola a observar uma retração nas vendas foi a citricultura, em virtude da descapitalização do agricultor diante dos baixos preços da laranja em meio à crise de super oferta que atravessa o setor. Em relação às lavouras de cana-de-açúcar, Mendes explica que apenas os grandes grupos empresariais prosseguiram com investimentos.

Na avaliação do representante, a agricultura tecnificada passou a olhar a irrigação de maneira diferente. "Deixou de ser nicho", comenta. Segundo ele, a adoção de pivôs centrais representa, em média, um custo de R$ 3.700 por hectare e o gotejamento, de R$ 3.900 por hectare. Valores que, por sua vez, são compensados com os ganhos de produtividade calculados entre 20% e 25%, ou índices maiores dependendo das condições de plantio.

Segundo Mendes, as lavouras de soja e de milho do Sul representaram a maior demanda por pivôs centrais - 230 unidades para a região entre as 1300 vendidas no país em 2012 - em virtude das secas que afetaram os Estados da região nos últimos tempos.

As informações são de IDEA Online, adaptadas pelo CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures