ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Projetos do Sebrae/MG promovem sustentabilidade do pequeno produtor

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 16/06/2011

3 MIN DE LEITURA

1
0
Rogério Galuppo Fernandes, consultor do Sebrae/MG este a frente da missão Sebrae que levou à 23ª Feira da Associação Americana de Cafés Especiais (SCAA, na sigla em inglês) realizada entre os dias 29 de abril e 1º de maio, em Houston (EUA), um grupo de produtores de café Fair Trade de Minas Gerias, para aproximá-los de clientes internacionais.

Além disso, Rogério ministrou palestra durante o evento apresentando os projetos desenvolvidos e trabalhados pelo Sebrae nas regiões cafeeiras de Minas Gerais.



Apoiar as microempresas, promovendo a sustentabilidade do pequeno produtor com empreendedorismo é o objetivo principal do Sebrae. "Nossa missão é gerenciar projetos, identificar a necessidade do cliente, buscando a pesquisa para solucionar problemas e dificuldades", pontua Galuppo.

O consultor do Sebrae atua em projetos setoriais que abrangem 3 municípios com caracterísitcas muito diferentes. Pela grandiosidade da região Galuppo comenta que costuma dizer que é um pequeno país.

É importante ressaltar que o trabalho do Sebrae é sempre em parceria com cooperativas e agroindústrias, visando atender a necessidade dos grupos de produtores.

Um iniciativa muito forte do Sebrae na área do agronegócio, apresetnada por Galuppo, é o projeto Educampo que trabalha com a gestão das propriedades rurais. Nesse projeto o Sebrae treina engenheiros agrônomos em gestão da propriedade e os técnicos prestam consultoria aos grupos de produtores.

Alguns produtores mineiros, presentes na SCAA, comentam que os projetos do Sebrae, como o próprio Educampo, auxiliam muito no gerenciamento da propriedade, melhorando a comercialização de café e a rentabilidade do negócio. Além disso, eles dizem que com o negócio bem gerenciado o acesso à certificação Fair Trade é facilitado, não sendo necessário muitas mudanças pois já trabalham de forma sustentável.

Durante apresentação, Rogério traça um cenário dos projetos desenvolvidos pelo Sebrae/MG em três polos de produção de café de Minas Gerais. São eles:

Sul de Minas

Nesta região o Sebrae tem três linhas de atuação:

1. Apoio ao processo de Indicação Geográfica, oferencendo ao mercado um café oriundo de determinada região, com suas características e valores exclusivos;
2. Grupo formado por 15 cooperativas que funciona como uma central de negócios. O objetivo do grupo é a quisição de produtos em conjunto, conseguindo assim um bom resultado econômico;
3. Fair Trade: apoio ao processo de certificação de pequenos produtores junto ao Fair Trade USA.

Segundo Rogério, o volume de negócios dos produtores familiares Fair Trade tem aumentado significativamente.

Matas de Minas

Essa região representa ¼ do estado de Minas Gerais.

O Sebrae ofereceu para a região uma proposta para reposicionamento estratégico, visto que a qualidade dos cafés ali produzidos melhoraram mas a visão do mercado não melhorou.

Então, o Sebrae junto às empresas têm trabalhado para oferecer condições para que a qualidade dos cafés seja reconhecida no mercado.

Cerrado Mineiro

O trabalho do Sebrae no Cerrado é mais relacionado a Indicação Geográfica, traçando determinadas características e elaborando estratégias para transmitir os diferenciais da região ao mercado.

A indicação Geográfica da região do Cerrado, para café, já está bem estruturada, com nova marca recém lançada e muito trabalho pela frente a ser desenvolvido para ampliar a colocação no mercado.

Essa região é a unica que possui autocertificação, que é a Certificação Café do Cerrado.

O Fair Trade é outro projeto que vem sendo trabalhado na região, aproximando os pequenos produtores da certificação, e auxiliando-os na obtenção da certificação.

Galuppo deixa claro que o Sebrae quer fazer a diferença e apoiar os pequenos. "O trabalho do Sebrae está sempre focado em viabilizar a comercialização de café."

Natália Fernandes, enviada a Houston pelo Sebrae/MG.

Leia mais sobre o assunto:

Casos de sucesso: produtores Fair Trade exportam café com valor agregado
Marcos Alves fala sobre o trabalho do Sebrae/MG na cafeicultura
Fair Trade: falta café certificado e Brasil tem oportunidade de mercado
Produtores "Fair Trade" se unem para criar grupo representativo
Beat Grüninger: consumo de café Fair Trade não caiu nem com a crise

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CLAUDIA MATILDES LEITE

DOURADOQUARA - MINAS GERAIS - ESTUDANTE

EM 16/06/2011

Gostaria que o SEBRAE fizesse um projeto na nossa região pois existe vários produtores rurais que gostariam de buscar conhecimento para melhorar reu rebanho, sua estrutura e qualidade de trabalho, e não tem....



Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures