ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Produtores "Fair Trade" se unem para criar grupo representativo

POR NATÁLIA SAMPAIO FERNANDES

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 05/05/2011

2 MIN DE LEITURA

3
0
Reunião para promoção dos cafés do Brasil, abertura de novas oportunidades de negócios, ampliação da visão do mercado cafeeiro mundial e discussão de novas estratégias futuras. São esses os objetivos dos participantes que estiveram na 23ª Feira da Associação Americana de Cafés Especiais (SCAA, na sigla em inglês), em Houston (EUA).

O Sebrae/MG desenvolveu uma missão à Houston, levando um grupo de 9 produtores de café das regiões produtoras de Minas Gerais e três consutores do Sebrae. O principal objetivo da missão foi colocar os produtores em contato com o mercado e com os compradores em rodadas de negócios.

A maioria dos produtores que compuseram o grupo são certificados Fair Trade, sendo que apenas 3 deles ainda não possuem a certificação, mas já estão se adequando e buscando a certificação.

A demanda por café Fair Trade está em constante alta, porém a oferta está baixa. O Brasil, com toda sua capacidade produtiva, tem grande oportunidade no crescimento da produção desse tipo de café. Contudo, um negócio sustentável deve ser bem estruturado e gerenciado, para que o produto possa ser demandado com constância.

Para isso, os produtores envolvidos na missão, juntamente com outros grupos de produtores de café Fair Trade de outros estados e representantes do Sebrae, se reuniram no sábado (30) durante a feira para apresentar e discutir as ações iniciais de um novo projeto que está nascendo.



O novo projeto tem a finalidade de unir os grupos Fair Trade do Brasil, dando aos produtores maior representatividade perante o mercado.

A ideia do projeto nasceu em março, durante reunião do Sebrae no projeto "Cultura da cooperação", onde se discute ideias, objetivos e estruturas de grupos de cooperação. Os produtores notaram um aumento rápido do mercado de café Fair Trade no Brasil de dois anos para cá, avaliando que a estrutura que envolve os grupos certificados precisa de mais organização e melhor estrutura.

Um segundo objetivo da nova estrutura é ter captação de recursos.

A maturidade do grupo e a necessidade de união e organização, levou os produtores à conclusão de que seria realmente necessário criar uma nova estrutura, sendo essa uma estrutura aberta em que podem participar quaisquer grupos Fair Trade do país.

Atualmente são 9 grupos reunidos e participando das primeiras reuniões. Ainda não se sabe se a estrutura do novo grupo será em forma de associação ou conselho, conforme relatado durante a reunião.

Como apoiador do projeto e promotor da gestão de microempresas, o Sebrae/MG tem ferramentas para auxiliar o grupo, definindo a personalidade jurídica, como será estruturado o conselho, e demais ações.

Contudo, Rogério Galuppo Fernandes, consultor do Sebrae/MG, comenta que provavelmente isso deverá ser passado ao Sebrae Nacional, visto que a nova estrutura passará a envolver diversos estados produtores de café.

Parece que as propostas proposta pelo grupo estão muito bem alinhadas com a atual conjuntura do mercado de café Fair Trade. Marcos Teixeira, também consultor em agronegócios do Sebrae/MG, comenta que a representante do Fair Trade da América Latina, durante reunião, se mostrou interessada em se aproximar do Sebrae Nacional para estreitar relações e fechar novos negócios.

Ao final da reunião, os produtores que representam os grupos votaram para adesão ou não ao novo grupo. Por unanimidade de votos, foi decidido que o novo grupo será criado.

O próximo passo para constituição desse grupo será a realização de uma reunião dos envolvidos, a fim de estabelecerem os objetivos e diretrizes, para posteriormente serem estudados juntos ao Sebrae.

Os produtores estão muito animados com a iniciativa, acreditando que poderão se fortalecer e melhorar seus negócios através da união. Além disso, têm mostrado muita seriedade e responsabilidade para criação do grupo.

Natália Fernandes, enviada a Houston pelo Sebrae/MG
Foto: Natália Sampaio Fernandes

NATÁLIA SAMPAIO FERNANDES

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ROBSON FRANÇA RODRIGUES

MUQUI - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 06/05/2011

Aqui na minha região a cooperativa ta qual sou filiado já vende café com certificação Fair Trade,mais acontece que os produtores andam meio desanimado pois os custo de produção para se produzir um café com certificação é maior,com isto o lucro cai devido  ao dolar pois este café é vendido sobre á cotação do dolar do dia.como o dolar está em patamar bem baixo já têm bastante tempo faz com que os lucos sejam menores.Acho que deveria ser vendido sobre á cotação da moeda para  o país que compram o café,ou estudar meios para que os produtores obtenham um lucro maior pois senão não vale apena produzir este tipo de café,,pois conforme já falei,os custo são elevados.
JOÃO BATISTA JARDULI

VARGINHA - MINAS GERAIS

EM 05/05/2011

Boa Tarde! olá Natália, fomos juntos a feira e acho fantastico esta iniciativa de união dos produtores pois separados são muito frageis diante dos grandes. Suas matérias são muito boas. Espero encontrá-la em outros eventos futuros.  



Abraços
JOÃO BATISTA JARDULI

VARGINHA - MINAS GERAIS

EM 05/05/2011

Boa Tarde!

Olá Natália.  Parabéns pelas matérias da feira da SCAA 2011. Estive na feira e pude ver o tamanho deste evento mas acho que o Brasil ainda pode explorar mais o espaço que lhe é aberto dando mais foco ao produtor brasileiro porque o que vi foi somente as cooperativas exeto Fairtrade. Abraços

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures