ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Produtores entregam Pacto do Café a governadores durante ato do PSDB

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 21/11/2013

1 MIN DE LEITURA

0
0
Durante o encontro da cúpula do PSDB em Poços de Caldas (MG) para celebrar os 30 anos “Declaração de Poços de Caldas” nesta segunda-feira (18), representantes de seis cooperativas de cafeicultores do Sul de Minas entregaram aos oito governadores presentes o “Pacto do Café”. O documento traz 18 propostas para amenizar a crise enfrentada pelo setor.

“À mesa, produtores, governo, instituições e sociedade na busca de uma solução para a cafeicultura brasileira”, é o que diz o documento assinado pela Cooxupé, Cocatrel, Cooparaíso, Cocapec, Coccamig e Minas Sul.

O governador do Estado, Antônio Anastasia, reconheceu que recebeu o pacto do café. “Já levamos ao Governo Federal a gravidade do problema do setor. Pessoalmente eu estive com a presidente Dilma Rousseff e mostrei a ela que a situação é muito grave, talvez a mais grave das últimas décadas e as medidas anunciadas pela presidente durante uma visita em Varginha (MG) não foram suficientes”, esclareceu.

Ainda de acordo com ele, o Estado não pode ajudar mais os cafeicultores da reunião.”É preciso que haja, pelo Governo Federal, a compra de número suficiente de sacas de café para que o preço volte a se estabilizar. O Estado tem a função política de cobrar e o Governo Federal, pela política econômica pode comprar o produto”, enfatizou Anastasia.

O pacto do café

O pacto do café trata-se de um documento com 18 propostas dirigidas ao Governo Federal para ajudar na recuperação do setor e aponta os principais problemas da cafeicultura e sugere soluções para diminuir a crise causada pelos baixos preços do produto.

O pacto trata questões como a compra de insumos e máquinas através das sacas de café, o que já é feito nas cooperativas. O pedido é que o governo financie a troca aceitando a saca como pagamento e que ela seja cotada a R$ 343.

Medidas federais

Durante uma visita a Varginha (MG) em agosto deste ano, a presidente Dilma Rousseff anunciou medidas para o setor cafeeiro, entre elas o lançamento de contrato de opções de venda para três milhões de sacas ao preço de R$ 343, com vencimento previsto para março de 2014. Além disso, o governo também vai financiar a estocagem do café.

As informações são do G1 Sul de Minas, adaptadas pelo CafePoint

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures