ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

PEC/Café: interações fortalecem inovações para o café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 30/03/2010

2 MIN DE LEITURA

0
0
"Promover condições para o desenvolvimento competitivo sustentável do agronegócio café de Minas Gerais, por meio da interação de competências institucionais, capacitação de recursos humanos, estímulo à capacidade de inovação e geração de negócios de alto valor agregado". Assim está sintetizada a missão do Polo de Excelência do Café (PEC/Café), que a cada dia consolida-se como agente articulador de ideias voltadas para o desenvolvimento de inovações para o sistema agroindustrial do café. Porém, esta nova abordagem não visa despertar apenas novas competências para o setor, mas, sobretudo, possibilitar aos profissionais de todas as gerações novas formas de interação e compartilhamento do conhecimento.

Na sexta-feira (26), o PEC/Café recebeu a visita de dois profissionais que acumulam uma rica experiência em uma vida dedicada ao café. Lourenço Del Guerra, atualmente consultor em projetos e planejamentos no pós-Colheita, e Antônio José Ernesto Coelho, engenheiro agrônomo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), confirmam que o entusiasmo é o elemento fundamental para a liderança mundial em cafeicultura.

Lourenço Del Guerra é prova de que a articulação de competências e a relação entre universidade-empresa é um caminho possível para o desenvolvimento de inovações tecnológicas em projetos pós-colheita. Representante da empresa Pinhalense por 38 anos, Lourenço manteve-se em constante parceria com as universidades de ciências agrárias para troca de conhecimento e prospecção de demandas. Atualmente focado em projetos de consultoria, busca no PEC/Café novas possibilidades de interação entre pesquisa e inovação.

Lourenço acompanhou a evolução dos equipamentos e reconhece a carência de trabalhadores habilitados para operá-las. Também participou do desenvolvimento de máquinas para atender a demanda do pequeno produtor, que também acabou favorecendo médios e grandes produtores no equacionamento de pequenos lotes. Otimista por princípio e propagador da ideia de que só se aprende fazendo, acredita que a profissionalização do setor e o atendimento a novas exigências do mercado deverão contribuir para um novo patamar de eficiência econômica na atividade.

Na visão de Antônio Ernesto, o Sul de Minas representa o maior reservatório de competências em cafeicultura, além de uma vocação natural para a produção de diferentes tipos de café de qualidade. Atualmente, dedica-se ao levantamento do acervo técnico e cientifico existente no Sul de Minas. Com a experiência de 42 anos trabalhando com o café, boa parte no Instituto Brasileiro do Café (IBC), ressalta a necessidade de identificar peculiaridades nas diferentes regiões produtoras, para a formalização de celeiros de qualidade. "Quanto mais a qualidade regional for destacada, o Estado será ainda mais evidenciado", afirma.

As informações são do PEC/Café, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures