ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Número divulgado pela Conab sobre estoques de conilon contraria setor

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 18/01/2017

1 MIN DE LEITURA

0
0
Por Thais Fernandes

Ainda em dezembro passado, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi, decidiu suspender a decisão sobre importação de café verde. O assunto retornaria ao debate após os dados sobre a quantidade de café conilon nos armazéns fosse apurado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Nesta terça-feira (17/1), a Conab anunciou em reunião com o Mapa e o setor produtivo que o número em armazéns particulares é de 2,14 milhões de sacas de café conilon. O resultado, contudo, contraria levantamento apresentado anteriormente pelo deputado federal Evair de Melo (PV/ES). Segundo ele, outras entidades capixabas como a Federação da Agricultura do Espírito Santo, OCB, Centro de Comércio do Café de Vitória (CCCV) deram respaldo o documento. O levantamento dos capixabas aponta que entre os estados produtores de Espírito Santo, Rondônia e Sul da Bahia, ainda há cerca de 4 milhões de sacas de conilon.

“Esse número chega a ser surreal. Mostra a incompetência técnica da Conab para tratar esse tema”, declarou Evair de Melo quando a Conab divulgou a prévia do levantamento, já apontando baixa nos estoques. A crítica do parlamentar era, principalmente, sobre a metodologia adotada pela Companhia, que não abrange todos os locais onde há o grão. “A Companhia só trata com alguns armazéns credenciados. Esse número é irresponsável, é menos de 1/3 do número que nós levantamos e entregamos ao ministro”, explicou o deputado.

Decisão adiada
Os dados foram apresentados inicialmente ao secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller. O ministro Blairo Maggi iniciou nesta terça-feira (17/1) missão ao exterior com a finalidade de participar da 9ª Conferência de ministros do Fórum Global para a Alimentação e a Agricultura (GFFA), em Berlim. Decisão sobre o apoio a importação deve ser adiada até o retorno do ministro, segundo informou o Jornal Valor Econômico nesta quarta-feira (18/1).

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures