ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Minas Gerais terá mapeamento da produção cafeeira

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 25/10/2007

MENOS DE 1 MIN DE LEITURA

2
0
Uma parceria entre a Universidade Federal de Lavras (Ufla), e a Confederação da Pecuária e Agricultura do Brasil (CNA) promoverá um levantamento detalhado do processo produtivo cafeeiro regional em Minas Gerais. Patrocínio é a terceira cidade a receber o projeto em Minas Gerais e uma das primeiras no país.

Durante o encontro técnico no Sindicato Rural de Patrocínio, que é apoiador do projeto, o pesquisador da Ufla, André Lima, destacou a importância do que ele chama de projeto Indicadores Agrários. Segundo Lima, "a proposta é buscar as especificidades da produção cafeeira dentro de cada região. A partir disso, serão desenvolvidas planilhas de custos e investimentos em insumos, mão-de-obra, maquinário, fornecedores, dentre outros. Esses dados estarão disponíveis para todos os produtores como forma de valorizar e facilitar as tomadas de decisões de cunho econômico no momento da venda".

"O projeto irá mapear o setor cafeeiro para oferecer soluções de mercado que podem fazer a diferença para o produtor hoje. Com essas informações o cafeicultor tem condições justas de buscar melhorias para o seu ganho e agregar novos valores no seu produto", acredita o presidente do Sindicato Rural, Sebastião Nunes.

A notícia é de Frederico Bernardes, para o jornal Patrocínio Hoje.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

FRANK SCANAVACHI

GUAPÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 25/10/2007

Alegria que dura pouco!

Depois de meses de estiagem, os cafeicultores que vivenciaram uma das maiores secas em grande parte do cinturão cafeeiro brasileiro agora podem se alegrar com o retorno das chuvas que enfim caíram sobre a região, e em grande abundância. As lavouras, mesmo as que quase morreram, apresentam, aos olhos do produtor, um grande alvorecer dos botões florais. Mas a alegria vai durar pouco. Mal as flores se abriram e já se vê um enorme volume de botões no chão.

A maioria dos botões parecem estar atrofiados e em forma de estrelinha. Só daqui algumas semanas vamos poder saber o tamanho do estrago. Mas, certamente, será o mesmo percebido pelo estrago da seca. Não adianta se alegrar olhando a florada, pois por ela não perderíamos um porcento sequer. Será que porque choveu esquecemos que ouve seca?
ARNALDO REIS CALDEIRA JÚNIOR

CARMO DA CACHOEIRA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 25/10/2007

Parabéns pela iniciativa.

Como é uma pesquisa de cunho do produtor rural, ou seja, encomendada pelo setor produtivo, espero e tenho a certeza de que estas informações devem ser confidenciais e destinadas à nós cafeicultores!

Pois se nossos concorrentes, dentro da cadeia produtiva do café, quiserem informações, que façam sua pesquisa!

Vou acompanhar de perto e cobrar do meu amigo Breno Mesquita (Presidente da Comissão do Café na CNA), que estas informações sejam usadas em benefício do cafeicultor e não contra! Pois a maré não está à favor!

Sds.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures