ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Leitor comenta: especuladores têm papel fundamental

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 01/04/2008

1 MIN DE LEITURA

2
0
Abaixo segue carta do leitor do CaféPoint Samuel Henrique Fornari, trader, de São José do Rio Pardo/SP, comentando o artigo Cafeicultura sofre com ações especulativas. Leia a seguir.

Carta de Samuel Henrique Fornari

"Me desculpem, mas vou discordar dessa reclamação com os especuladores.

Eles exercem papel fundamental na regulação de mercado. Até 20 dias atrás quando os fundos estavam comprados em mais de 50 mil lotes, ninguém estava reclamando dos especuladores (hoje vale lembrar que eles ainda possuem 32 mil contratos na compra em NY). Já imaginaram o mercado sem eles?

Oito ou dez grandes grupos comerciais super organizados contra milhares de pequenos produtores? Seria um massacre em relação a preços! Senhores, volto a insistir, está na hora de sermos realistas.

Meu pai, produtor de café, já reclamava disso. Precisamos de credibilidade para aí sim pararmos com essa palhaçada de que a safra é x, y ou z! De nada adianta legislação para defendermos uma instituição cujos dados são totalmente incoerentes.

O primeiro passo para arrumar isso é assumir que os números são falhos, falhas essas como já coloquei, "grotescas". Defender isso com leis seria mais uma piada mundial. Lá nos EUA existe somente um único órgão mesmo, só que o levantamento deles é bem feito e eles utilizam a matemática simples para provar isso em relação a seus produtos (produção + estoque inicial - consumo interno - exportação = estoque final).

Até mesmo em relação aos nossos produtos, como é caso do café, se os senhores pegarem os levantamentos do USDA em relação a café, os números se mostram muitos mais coerentes. Volto a dizer, não defendo a safra de 54 milhões, acho ela um exagero. Mas, enquanto não entendermos isso e exigirmos providências do CNC, Conab, entre outros, vamos continuar nessa choradeira que escuto desde criança e que no final de contas quem paga o preço é o produtor.

Credibilidade senhores. Não adianta ficar jogando a sujeira para debaixo do tapete."

Acesse a carta.

Rodrigo Cascalles, equipe CaféPoint

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JACKSON SOUZA DA SILVA

CAPELINHA - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE CAFÉ

EM 03/04/2008

Concordo plenamente,

Com a Carta do Senhor Samuel Henrique Fornari, temos que ter mais organização, planejamentos e credibilidades das entidades do governo referentes ao setor café, pois produtores já há especulação a mais de 1000 mil anos ou mais.

Temos que ter fatos concretos e realistas para temos credibilidade.
JOSE EDUARDO REIS LEÃO TEIXEIRA

VARGINHA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 02/04/2008

Concordo plenamente.

Os cafeicultores, muitos guiados pelas "ditas lideranças", não param de cometer erros e enganos. A colocação feita pelo senhor não é entendida e muito menos compreendida pelos cafeicultores, enquanto mundialmente sabe-se ser verdadeira.

No passado, já escrevi sobre isto, afirmando que muito proveito financeiro poderia ser tirado das especulações, mas os cafeicultores nunca perceberão isto.

Da mesma forma, os cafeicultores e todo o segmento de apoio deveriam ser os responsáveis pela pesquisa e divulgação de algo que eles mesmo produzem, ou seja, da projeção anual de colheita. Não fazem isto por três motivos básicos: medo, incompetência e despreparo profissional.

Às vezes digo que, infelizmente, os cafeicultores estão pré-historicamente inseridos na sociedade moderna.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures