ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Indicadores ESALQ/BM&FBovespa obtem ISO 9001

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 24/05/2011

1 MIN DE LEITURA

0
0
O Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, em parceria com a BM&FBovespa, vem fazendo adequações na elaboração de preços desde 2009, o que resultou em uma certificação internacional concedida pela ABS Quality Evaluations.

Cepea e BM&FBovespa têm uma parceria de coleta de informações do agronegócio há 17 anos. Aquilo que já tinha crédito, devido à história desses indicadores, agora passa a ter um controle palpável, por meio de uma auditoria independente, segundo o coordenador científico do Cepea, Geraldo Barros.

"Colocamos a casa em ordem, segundo esse conjunto de normas internacionais. O desafio é mantê-la", diz Barros, ao avaliar todos os passos que foram dados para chegar à certificação.

A certificação inédita traz benefícios não só internamente, onde tudo foi colocado à prova, como externamente, dando transparência aos indicadores, afirma o coordenador do Cepea.

A certificação engloba inicialmente quatro indicadores de preço: boi gordo, milho, bezerro e arroz. Essa lista, no entanto, vai se estender a todos os produtos negociados em Bolsa, como soja, etanol e café, segundo Barros.

Para Ivan Wedekin, diretor de Commodities da BM&FBovespa, "a indústria de indicadores diários de preços está consolidada nesses 17 anos".

O selo da certificação dá, no entanto, uma importância cada vez maior a esses indicadores, assegurando transparência às negociações com esses produtos, segundo ele.

O selo é importante, ainda, porque a certificação vem de uma certificadora internacional, o que dá mais transparência nas liquidações com contratos futuros da Bolsa tanto para os aplicadores internos como para os externos, segundo Wedekin. "Essa certificação reafirma a credibilidade dos indicadores", diz o diretor da Bolsa.

A reportagem é do jornal Folha de S.Paulo, adaptada pela Equipe AgriPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures