ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Glaser: é preciso aproveitar o ciclo para investir

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 03/01/2011

1 MIN DE LEITURA

2
0
As expressivas altas dos preços internacionais e domésticos da maior parte das commodities que servem de base para a produção de alimentos voltaram a garantir a essas matérias-primas um papel de destaque no forte crescimento da atividade econômica brasileira em 2010. As cadeias do agronegócio nacional têm de estar atentas e pressionar pela solução de carências político-estruturais que, se não forem sanadas, tendem a abreviar os efeitos do ciclo virtuoso aberto pela crescente demanda global alavancada pelos emergentes.

O alerta é de José Luiz Glaser, que em 1999 assumiu o comando das operações de soja da Cargill no país e que hoje deixa oficialmente a empresa. Glaser vivenciou períodos de prosperidade e desilusão no campo, e inicia esse "ano sabático" com a certeza de que o Brasil precisa de um plano de infraestrutura que faça sentido para que as profecias expansionistas tornem-se realidade. "Vivemos a volta do ciclo da matéria-prima. Alguns ciclos são mais longos que outros, dependendo da maturação de investimentos, mas um dia eles acabam. Por isso é preciso aproveitar a boa fase atual para investimentos em educação, infraestrutura e em reformas necessárias para prolongá-la", comenta ele.

Além de melhorias na logística, uma antiga obsessão, Glaser defende um zoneamento econômico-ecológico realista e eficiente para a produção de grãos - "com a demanda crescente, haverá pressão sobre a floresta, já que os produtos agrícolas estão lucrativos" - e mais investimentos em tecnologia para que as produtividades das lavouras possam continuar aumentando. Glaser também foi testemunha do desenvolvimento do interior do Brasil. Ajudou a construir a cadeia produtiva mais eficiente do agronegócio nacional. E acredita que, com planejamento, foco e investimentos, a força do país nesse mercado pode crescer.

A matéria é de Fernando Lopes, publicada no jornal Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe AgriPoint.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSÉ RICARDO SKOWRONEK REZENDE

SÃO PAULO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE

EM 03/01/2011

Sabias palavras do Sr José Luiz Glaser. É hora de investirmos, de superarmos os gargalos estruturais e especialmente de nos fortaleçermos para os tempos duros, que infelizmente não temos como eliminar.
MARCELO ERTHAL PIRES

BELÉM - PARÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 03/01/2011

Lhe dou razão, pois precisamos de um Norte, para guiar nossos esforços, e não podemos ficar desamparados, sujeitos aos ecologistas e poderosas ONG´s e o nossos Embaixadores cedendo a pressões internacionais de países menos eficientes na produção agrícola, que hipoteticamente, taxa nossas mercadorias para nos vender tecnológia(tecnológia é uma mercadoria como qualquer outra, só tem valor se poder ser comprada); de tal forma que não poderemos seder as extorsões internacionais; que tenhamos uma política extena mais comprometida com um projeto de nação e largando de lado ambições politicas e pessoais. . .

O Brasil só precisa de ´vergonha´, pois desta forma seria um Brasil para todos, não só para uns poucos, que disfarçadamente deixam umas ´migalhas´ para os ´coitadinhos´, e fazendo cara de bom moço, isto é populismo, não ?

Meus respeitos, aos que merecem. . .
marcelo

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures