ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Geoportal do Café: coleta de dados deve ser concluída até março

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 27/11/2017

1 MIN DE LEITURA

0
0
Da redação

Em 2016 Minas Gerais produziu quase 31 milhões de sacas de café, safra recorde que correspondeu por 60% de todo o volume produzido no país, de acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Visando dar ainda mais excelência ao setor, o governo mineiro lançou, durante a 5ª edição da Semana Internacional do Café (SIC), que aconteceu em Belo Horizonte, de 25 a 27 de outubro, a plataforma tecnológica chamada Geoportal do Café.

Foto: Felipe Gombossy/Café Editora
                                Foto: Felipe Gombossy/Café Editora

Com a ajuda de satélites e drones, a ideia é mapear todas as áreas de plantio de café no estado, com o intuito de beneficiar tanto os produtores quanto o poder público: de um lado, os cafeicultores conseguirão localizar sua propriedade no mapa, garantindo menos especulação do preço do produto no mercado e tendo a estimativa exata da safra. Do outro, o governo poderá planejar melhores ações para cada região produtora. 
Segundo informações do Jornal da Band de Minas, o investimento total do projeto é de R$ 6 milhões, valor que vale a pena quando se lembra que na agricultura a certeza de procedência aumenta ou reduz o preço de um produto. Até o momento já foram mapeadas as regiões sul e norte do estado, além das áreas do Cerrado. A previsão é que até março de 2018 o trabalho de coleta de dados esteja concluído. 

Para realizar a plataforma o governo de minas mobilizou vários parceiros que atuam no setor cafeeiro, como a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater/MG), a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), a Secretaria Estadual de Agricultura,  a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e a Fundação João Pinheiro

“Ter informações fiéis, verdadeiras, é muito importante, porque vamos canalizar nossos esforços para uma produção que, de fato, existe", disse a Gerente de agronegócios do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas (Sebrae/MG), Priscilla Lins. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures