ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Estímulo para atletas: na Copa 2010 os países classificados para final são grandes importadores de café do Brasil

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 09/07/2010

3 MIN DE LEITURA

1
0
Já estamos chegando ao final da Copa do Mundo 2010. Não foi desta vez que o Brasil conquistou o hexacampeonato, mas a Copa nos leva a refletir sobre alguns assuntos importantes para o nosso dia a dia. Como, por exemplo, a influência do café no desempenho dos atletas. Vamos refletir um pouquinho sobre isso?

Pesquisas já comprovaram que atletas que tomam até quatro xícaras diárias de café aumentam a descarga de endorfinas no cérebro. As endorfinas são as substâncias que dão a sensação de prazer, portanto com mais endorfinas, os atletas têm mais estímulo para prosseguir no seu esforço. Isso é a chamada auto-gratificação, cujo nível mais alto é alcançado no cérebro com o consumo do café. Os cérebros que recebem essas doses diárias de café têm maior capacidade de produzir a auto-gratificação, melhorando, ao longo do tempo, de forma significativa, o desempenho dos atletas, sem qualquer tipo de "doping".

Refletindo sobre o consumo de café nas equipes que melhor se classificaram na Copa de 2010, vemos que a União Europeia, onde estão três dos quatro finalistas da Copa do Mundo - Alemanha, Holanda e Espanha - e de onde surgirá o campeão de futebol deste ano, é grande importador de café. A Alemanha é o país que mais importa o produto no mundo, comprando mais de dezenove milhões de sacas. Apenas do Brasil, a Alemanha importou em 2009 mais de seis milhões de sacas, sendo 5.967.746 de café verde, 107.774 de café solúvel e 104 sacas de café torrado, conforme informações do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil, Cecafé.
Na Holanda, o consumo per capta é de 3,36 quilos por ano e, na Espanha, 4,52 kg/ano. Apenas a título de comparação, o Brasil, que é o segundo maior consumidor de café no mundo por volume consumido, o consumo per capta é de 4,65 quilos de café por ano.

Café e Saúde

As pesquisas já comprovaram que o café possui diversos compostos importantes para o organismo, tais como os minerais, niacina, antioxidantes, ácidos clorogênicos e os quinídeos, que ajuda os dependentes a se livrarem do vício das drogas, do álcool e do tabaco. Isso, além da cafeína, que no cérebro atua contra os efeitos da adenosina, uma substância química causadora do sono. A cafeína também tem efeito sobre a microcirculação do sangue, melhorando o fluxo sanguíneo. Ou seja, a cafeína é uma substância que reduz a sonolência, a apatia e a fadiga, favorecendo a atividade intelectual, aumentando a capacidade de atenção, concentração e memória.

Portanto, o café é essencial para o consumo dos jovens e adolescentes que estudam pela manhã, ajudando a espantar o sono e proporcionar mais atenção às aulas.

E para os atletas, tanto profissionais, como os que atuam na Copa do Mundo, como aqueles de fim de semana, o café ajuda a ter mais pique para correr, pular, saltar, nadar, estimulando a ação dos músculos durante exercício prolongado. Porém, para que o café promova seu efeito saudável, deve-se consumir de 3 a 4 xícaras pequenas por dia.

Decifrar os efeitos do café na saúde humana é um dos objetivos do Café e Saúde, uma das linhas de pesquisa desenvolvidas pelo programa brasileiro de pesquisa em café, que é coordenado pela Embrapa Café e realizado por pesquisadores e instituições participantes do Consórcio Pesquisa Café. São pesquisas em todas as áreas do agronegócio café, realizadas a partir de várias fontes de financiamento, entre elas o Funcafé, Fundo de Defesa da Economia Cafeeira, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Criado por dez renomadas instituições de pesquisa, ensino e extensão, o Consórcio Pesquisa Café realiza hoje um dos maiores programas mundiais de pesquisa em café, desenvolvendo estudos que vão desde a produção no campo até a saúde do consumidor.

E então, que tal tomarmos um cafezinho para homenagear o campeão da Copa do Mundo de 2010? E que vença a melhor, Espanha ou Holanda!

As informações são da Embrapa Café, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

RODRIGO AUGUSTO

HORTOLÂNDIA - SÃO PAULO - VAREJO

EM 01/12/2010

agradeço por me oferecer condições de me atualizar sobre o ramo da cafeitucura e todos os acontecimentos atraves deste meio de comunicação.
gostaria de compreender cada vez mas pois tenho varios fornecedores e por estar atualizado posso negociar com mas facilidade.
obrigado por esta oportunidade.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures