ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Entendendo a relação do clima com desenvolvimento do cafeeiro

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 13/04/2011

3 MIN DE LEITURA

0
0
Helio Henrique, de Alfenas/MG: Como as condições climaticas podem influenciar no desenvolvimento adequado do cafeeiro?

Marco Antonio dos Santos, engenheiro agrônomo e meteorologista da Somar:

Prezado Sr. Hélio

O clima está diretamente ligado ao desenvolvimento do café. Primeiro porque uma planta de café só consegue se desenvolver adequadamente quanto a região na qual se encontra possua uma temperatura média anual entre 18 e 21°C, além de um índice pluviométrico total anual de 1.500 mm. Fora dessas condições, a planta poderá sofrer sérios danos em sua estrutura vegetativa, já que o cafeeiro não tolera temperaturas muito altas, acima dos 34°C. Só como exemplo, no período de florescimento, caso ocorra temperaturas superiores a 34°C por mais de 3 dias consecutivos ocorre o abortamento das flores e consequentemente a quebra da produção dessa planta.

Outro exemplo é a temperatura base do cafeeiro, isto é, toda planta tem uma temperatura base, ou seja, toda vez que a temperatura chega a essa temperatura ou diminua mais, o metabolismo dessa planta diminui drasticamente, podendo até paralisar em um caso extremo. Assim, a planta para de crescer e de se desenvolver adequadamente, o que comprometerá toda a sua produção. No caso do Café, essa temperatura é de 10°C, portanto, toda vez que a temperatura chegar a 10°C ou mesmo cair desse valor, a planta começa a diminuir seu metabolismo, como uma forma de se auto-preservar.

Um caso extremo ocorre a morta dos tecidos vegetais e muitas vezes a morte inteira da planta, como ocorre nos casos de geadas. Assim, quando a temperatura chega aos 2°C, começa a haver danos aos tecidos vegetativos da planta e quando a temperatura chega aos -1,5°C, há a morte total da planta.

A temperatura também tem um papel fundamental na qualidade da bebida do café, pois é ela que determina a velocidade que irá ocorrer todos os processos de fermentação do grão. Esse processo de fermentação é de suma importância para que ocorram as bebidas mole, dura e assim por diante. E quanto mais frio estiver o tempo nesse período, menor será a velocidade de reação do processo fermentativo e, portanto, melhor será a bebida. Na outra ponta, quanto mais quente, mais rápido ocorre as reações químicas de fermentação e mais rapidamente a bebida chega aos níveis indesejados, como rio e riado. Lógico que nesse contexto também está a umidade.

Por isso que se diz que café plantados em altas altitudes tem uma qualidade superior aos cafés plantados em altitudes inferiores, pois quanto mais alto menor a temperatura média da região, menor a velocidade das reações químicas, melhor a qualidade da bebida.

No caso das chuvas, o café tolera bastante índices pluviométricos acima dos 1500 mm sem nenhum problema, contudo o café arábica é muito suscetível ao déficit hídrico. Valores acima dos 200 mm de déficit hídrico anuais já é considerado impróprio à produção de café, a não ser que se utilize irrigação para suprir essa demanda. O grande problema do café e água é na hora da colheita, pois quanto mais seco estiver o tempo no momento da colheita, melhor será esse processo e melhor será a qualidade da bebida, pois todos os processos de colheita a secagem dos grãos será realizado sem umidade, possibilitando assim que as reações químicas da fermentação ocorram mais lentamente.

Portanto, Hélio, o clima influiu em toda a cadeia de produção do café, desde o plantio até a colheita e sua armazenagem. E isso não ocorre somente no café mais com todas as plantas, todas elas possuem características particulares com relação a sua adaptação ao clima, e isso está diretamente correlacionada ao seu país de origem. No caso do café arábica, o país de origem é Etiópia e lá o clima é de uma temperaturas média anual de 19°C e índice pluviométrico de 2.000 mm anuais.

Clique aqui para fazer sua consulta!



Acompanhe nosso boletim semanal

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures