ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Dia de Campo da Palini & Alves apresentou secagem sem uso do terreiro

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 24/07/2018

2 MIN DE LEITURA

0
1

No dia 12 de julho, a Palini & Alves realizou o Dia de Campo nas Fazendas Reunidas ACP e Filhos, em Carmo do Rio Claro. O evento contou com a presença de mais de 250 produtores de diversas regiões de Minas Gerais e São Paulo, além da presença de donos de armazéns na região, pesquisadores, em especial a presença do Professor Ivan Franco Caixeta, do IF Sul de Minas - Campus Machado, e do consultor de café e apresentador do programa “Papo de Cafeicultor”, Guy Carvalho.  

Atualmente, os cafeicultores são desafiados por buscar a sustentabilidade, a agregação de valor e a redução dos custos de produção. De acordo com o Diretor da Palini & Alves, Carlos Henrique Palini, “o projeto de secagem estática apresentado busca atender exatamente esta demanda de redução de custos, especialmente os relacionados à mão-de-obra”.

A secagem do café é um processo crucial para manutenção da qualidade do produto. O uso de terreiros tradicionais na secagem tem por desvantagem questões como necessidade de amplo espaço para instalação e manejo, a restrição na capacidade de seca nos picos da colheita, a dependência dos fatores climáticos (chuva e sereno), o dano físico nos grãos, além dos já mencionados custos com mão-de-obra.

Com o objetivo de facilitar o trabalho do produtor nesta etapa de secagem, a Palini & Alves lançou em 2016 o seu Secador Estático para café. Segundo a empresa, a primeira grande vantagem deste sistema é eliminar a seca no terreiro, do pé de café diretamente para o Secador Estático. Ele elimina a necessidade de movimentação dos grãos durante o processo, por isso, consegue trabalhar com qualquer grau de umidade e estado de maturação.

Para Bruno Marquês, representante da Palini & Alves e responsável pelo projeto, “o Secador Estático permite flexibilidade em termos de volume, atendendo tanto pequenos como grandes produtores a um custo acessível, inclusive para os produtores de menor porte, especialmente quando comparamos aos custos de instalação de terreiros”.

Carlos Henrique destaca, “o grande diferencial é o sistema de turbina com rotor duplo de alto rendimento, que permite a secagem das duas caixas simultaneamente, com ar quente ou frio, flexibilizando assim o operacional, com um único motor elétrico e fornalha”.

Para Léo Pereira, sócio das Fazendas Reunidas ACP e Filhos, “o projeto funcionou muito bem, está dando um resultado muito interessante, com total eliminação de todo o processo no terreiro de café. Isso vai beneficiar em qualidade, tempo e redução de custos”, afirmou.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures