ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Como o café trabalha no cérebro para prevenir a doença de Alzheimer

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 25/10/2012

1 MIN DE LEITURA

0
0
Em junho desse ano, o neurocientista da Universidade do Sul da Flórida, Chuanhai Cao, publicou uma pesquisa que deu uma "evidência direta" de que o consumo de café está relacionado com a proteção contra o deterioramento cognitivo leve (MCI, sigla em inglês) e sua progressão para a doença de Alzheimer. Em um pequeno estudo com 124 idosos, com idade de 65 a 88 anos, os níveis de cafeína do sangue foram 51% menores nesses participantes, que tinham MCI durante os quatro anos do período de acompanhamento (leia aqui matéria relacionada).

Anteriormente, os pesquisadores acreditavam que a cafeína suprimia o aumento das placas amiloides no cérebro, uma característica da doença de Alzheimer. O último trabalho de Freund sugere que também pode ocorrer um efeito anti-inflamatório.

Freund conduziu um experimento com dois grupos de ratos. Para facilitar o comprometimento cognitivo, ele interrompeu o fluxo respiratório e sanguíneo, causando hipóxia - ou falta de oxigênio no cérebro. Após um período de recuperação, um grupo de animais recebe cafeína e outro grupo não. A cafeína pareceu minimizar o impacto da reação em cadeia que ocorre durante o comprometimento cognitivo.

Durante o processo de hipóxia, a adenosina é liberada nas células cerebrais causando danos celulares. A adenosina é um tipo de "combustível" que dá energia ao cérebro e, uma vez que ela é liberada, ativa outros processos, como a enzima caspase-1, que desencadeia a produção de beta citocina IL-1, causando inflamação. A cafeína parece bloquear a atividade das moléculas de adenosina.

A doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência entre os adultos mais velhos. Existem mais de 26 milhões de pessoas em todo mundo vivendo com a doença, com um aumento esperado em um futuro próximo devido ao envelhecimento da população. Com essa e outra pesquisa sobre os benefícios para a saúde do café e da cafeína, os pesquisadores esperam desenvolver novas drogas para prevenir ou reverter o comprometimento cognitivo desenvolvido.

A reportagem é do Emaxhealth.com, adaptada pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures