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Comercialização da safra 2012/13 de café do Brasil segue atrasada

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 21/08/2012

2 MIN DE LEITURA

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A comercialização da safra de café do Brasil 2012/13 (julho/junho) fechou o mês de julho em 28%. O dado faz parte de levantamento de Safras & Mercado, com base em informações compiladas até 31 de julho. Em igual período do ano passado, 35% da safra 2011/12 estava comercializada. Com isso, já foram comercializadas 15,16 milhões de sacas de 60 quilos, tomando-se por base a estimativa de Safras & Mercado, de uma safra 2012/13 de café brasileira de 54,9 milhões de sacas.

Segundo o analista da consultoria, Gil Barabach, o produtor aproveitou para vender um pouco mais de café quando os preços internacionais tiveram uma subida recentemente, um repique, quando houve a preocupação com o clima chuvoso em plena colheita no Brasil, que afetou a qualidade da safra. Entretanto, passado este momento, o produtor voltou a adotar uma conduta mais reservada em suas vendas, o que mantém o fluxo comercial desta safra 2012/13 atrasado no comparativo com 2011/12. Essa comercialização tranquila "mantém o fluxo de negócios amarrado".

Barabach comenta que em nenhum momento chegou a haver pressão vendedora, mas o preço acima de R$ 400,00 a saca para as melhores bebidas do arábica serviu de estímulo aos vendedores, especialmente os mais "curtos", apertados de caixa. "E isso serviu para dar um empurrão ao ritmo de comercialização", comenta.

Se por um lado não houve "afobação" quando o preço subiu, também não houve desespero com a nova queda nas cotações, que tem sido característica até meados de agosto. "O produtor mostra tranquilidade, dosando vendas e apostando no futuro. Isso facilita descolamentos nos preços em relação ao referencial da Bolsa de Nova York, em particular das melhores bebidas, escassas". Barabach comenta que há uma nítida preferência pela venda dos cafés mais fracos de qualidade ainda neste início de safra.

O analista observa ainda que os questionamentos em torno da qualidade e em relação ao tamanho da safra do Brasil somado à postura retraída do vendedor servem como fator de suporte ao preço no mercado físico, aliviando eventuais ataques negativos. "Isso ajuda a afastar o café de fantasmas negativos. Mas aproveitar os repiques para cobrir posições mais próximas e ficar mais tranquilo para o restante da temporada segue como uma boa estratégia de curto prazo para o produtor", adverte.

Barabach diz que a aposta no futuro também continua valendo. "Superado o gargalo da entrada da safra brasileira, o mercado deve ficar mais sensível a questões sazonais, bienais (a safra 2013 será menor) e aos baixos estoques, especialmente de café de qualidade", diz. . Mas, alerta que o cafeicultor não deve arriscar mais que o necessário. "Não vire as costas para o mercado, pois ele é vingativo", conclui.

As informações são da Agência Safras, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

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