ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Chuvas deverão aliviar seca em regiões produtoras de café do Vietnã

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 25/03/2014

2 MIN DE LEITURA

0
0
As áreas de produção de café do Vietnã, maior produtor de grãos robusta, provavelmente receberão chuvas nos próximos dias, reduzindo as preocupações de que o clima seco reduzirá a colheita no ano produtivo que começou em outubro. Os futuros em Londres caíram para o menor valor em três semanas.

O Planalto Central do Vietnã deverá ter chuvas no próximo final de semana, na semana que vem e nos primeiros dias de abril, disse o MDA Weather Services. O clima seco na região normalmente perdura em abril, com as primeiras chuvas significativas não esperadas até maio, de acordo com o Commodity Weather Group.

O café robusta cessou seu maior aumento anual em quatro anos nessa semana após chuvas terem ajudado as colheitas danificadas pela seca no Brasil, segundo maior produtor. Os preços aumentaram em 21% em 2014, o maior aumento desde 2010, após o declínio no ano passado à medida que as colheitas do Vietnã foi recorde em 1,7 milhão de toneladas. A Associação de Café e Cacau do Vietnã (Vicofa) disse nesse mês que a seca reduzirá a produção na próxima estação.

“As quantidades não deverão ser muito grandes até a próxima semana e provavelmente não colocará fim às condições de seca”, disse o meteorologista agrícola sênior do MDA, Donald Keeney. “Entretanto, as chuvas no período de 11-15 dias serão um pouco mais notáveis, o que provavelmente resultará em algumas melhoras mais impressionantes”.

Os futuros caíram em 1,1%, para US$ 2.014 por tonelada no NYSE Liffee na sexta-feira, o menor nível desde 27 de fevereiro. Os preços alcançaram US$ 2.218 em 12 de março, o maior nível desde outubro de 2012, à medida que os produtores no Vietnã desaceleraram o ritmo de vendas e a seca prejudicou as colheitas no Brasil. Os produtores do Vietnã mantiveram estoques recordes na semana que terminou em 7 de março, de acordo com uma pesquisa do Bloomberg publicada em 17 de março.

“As áreas de café do Vietnã ainda estão em sua estação seca normal, quando ocorre muito pouca chuva”, disse o meteorologista do CWG em Bethesda, Maryland, David Streit. “As árvores realmente usam esse período de seca para ficarem dormentes, de forma que o impacto é desprezível”.

Embora tenham se formado frutas na maioria das regiões, as árvores não floresceram em outras, disse o vice-chefe do Departamento de Agricultura na província de Dak Lak, que é parte do Planalto Central, representando cerca de 30% da colheita, Huynh Quoc Thich.

“É seco durante todo ano nessa época, de forma que, nesse ponto, isso não é um problema e não prejudicou os cafezais ainda. Entretanto, se o clima ensolarado se prolongar, a situação pode se tornar problemática”.

A seca e a “gripe do café” no Planalto Central e as geadas na província de Son La levarão a produção em 2014-15 a cair “significativamente” com relação ao ano anterior, disse a Vicofa em 6 de março.

As chuvas na maior parte de Dak Lak em 11 dias até 31 de março poderão ser de 10 milímetros a 30 milímetros, disse o Departamento de Meteorologia e Hidrologia. Nenhuma chuva foi registrada de 11 a 20 de março.

A reportagem é do Bloomberg, adaptada pelo CaféPoint
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures