FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Chuva e umidade podem prejudicar ainda mais a qualidade do café

A umidade no sul e sudoeste de Minas estão prejudicando a qualidade do café que está em secagem nos terreiros. Essa é a situação na área de atuação da Cooparaiso que compreende essas regiões do estado, onde o produtor está em plena colheita. Apesar do cenário não estar diferente dos últimos anos, o café está sofrendo as consequências da umidade.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Cooparaiso, Emerson Tinoco da Silveira, a média do mês de julho nos últimos 18 anos é de 18,4 graus. A média de chuvas é de zero até 38 milímetros. Neste julho de 2013, até o dia 23, choveu 18,2 milímetros, tendo registrado temperatura média de 17,7 graus. No dia 23, a mínima foi de 9,3 graus.

Em abril choveu 121,16 milímetros, em maio foram 1382 milímetros, junho caiu para 49,2 milímetros e em julho, os 18,2 milímetros. “Diante disso o produtor criou uma logística para fazer a sua colheita, adotando sistema manual e mecanizado e o que encontramos agora na propriedade é o café esparramado no terreiro umedecido, sujo por causa dessa umidade”, disse Tinoco.

Devido à ocorrência de chuvas desde quando começou a colheita o produtor não consegue seguir com o seu planejamento na secagem, no preparo e no benefício do café. “Em síntese, ele não consegue ter ritmo, controle da situação, o que foi planejado foi perdido e com custo mais elevado. Como não consegue colher com máquina, o café vai para o chão, deteriorando a qualidade e dificultando ou até impossibilitando a varrição. A lavoura que está bem folhada hoje e prepara para a próxima safra estão com botões florais bem adiantados, conhecidos como cotonetes, onde a colheita tardia deve causar danos que ainda não há como mensurar”, alertou o engenheiro agrônomo. 

As informações são do Coffee Break.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.