ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cafeteira espressa ganha espaço e venda cresce 37%

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 30/12/2009

2 MIN DE LEITURA

1
0
Aos poucos, o brasileiro está deixando de encarar o cafezinho como mero encerramento das refeições. Segundo levantamento da consultoria GFK, no acumulado de janeiro a novembro deste ano, enquanto o mercado total de cafeteiras ficou praticamente estável em relação ao mesmo período de 2008, as vendas do modelo espresso cresceram 37% em volume. As cafeteiras espressas, mais sofisticadas que as de filtro - e que custam nove vezes mais, em média -, vêm ganhando espaço, com a oferta de blends variados e apresentações da bebida que fogem ao tradicional café puro.

As espressas, que preparam o café a partir de grãos ou cápsulas e exibem um design capaz de impressionar qualquer visita, ainda são minoria nesse mercado - 7,5% do volume total, sem levar em conta a venda direta das fabricantes, entre elas, as italianas DeLonghi e Saeco e a suíça Nestlé Nespresso. Mas, de acordo com a GFK, isso é quase o dobro do que as espressas representavam há um ano (4%).

Segundo Gisela Pougy, diretora da GFK, o preço médio do produto, que é importado, vem diminuindo, o que contribui para o aumento das vendas. O produto foi a opção de presente mais escolhida na Doural, varejista de utilidades domésticas, cama, mesa e banho da região da 25 de Março, no centro de São Paulo. "A cafeteira espressa ficou em primeiro lugar neste Natal, à frente das taças e dos jogos de panela", diz Eliane Matias, gerente de setor de presentes da Doural.

O sucesso das cafeteiras já está fazendo a DeLonghi pensar em criar uma linha de montagem no Brasil. "O produto é o nosso carro-chefe, responsável por 45% da receita este ano", diz João Zangrandi, presidente da filial brasileira da DeLonghi. Instalada desde março no país (antes a marca era importada por distribuidores), a DeLonghi superou as suas previsões para 2009. "Crescemos 40% acima do previsto e atingimos R$ 50 milhões de receita este ano", diz Zangrandi.

Para Neusa Pontes, diretora comercial da DeLonghi, é essencial que o produto esteja na mídia para manter a demanda aquecida. "Pretendemos fazer ações de merchandising em uma novela da TV Globo em 2010, para mostrar como é fácil preparar o espresso", diz Neusa.

"O recuo do dólar fez aumentar o interesse das pessoas de ter em casa o melhor café da padaria", diz Márcio Albino, sócio da Amercantil. Um dos modelos mais vendidos do site é a Nescafé Dolce Gusto, fabricada pela Arno para a Nestlé.

Só no último trimestre, as vendas da Saeco no varejo cresceram 15%, para pouco mais de 1,5 mil unidades, segundo o presidente da empresa no Brasil, Alberto Paesani. "Devemos fechar o ano com vendas de 10 mil máquinas para o varejo, 10% acima de 2008", diz.

"Em meio aos 18 países em que a Saeco atua, o Brasil se tornou este ano o nosso principal mercado em vending machines", afirma. Nesse segmento, as 40 lojas exclusivas da Saeco no país alugam as máquinas, que oferecem bebidas como chocolate, chá, cappuccino, além do próprio café. "Embora seja uma bebida muito popular no Brasil, o consumidor está em busca de algo mais sofisticado", diz ele.

Segundo a GFK, o mercado de cafeteiras como um todo é o quinto dentro de eletroportáteis. Perde para preparadores de alimentos (batedeiras, liquidificadores etc.), ferro de passar, secadores e modeladores de cabelos.

A reportagem é de Daniele Madureira, para o jornal Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe CaféPoint.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ALEXX NOGA

SOLEMAR - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE CAFÉ

EM 05/01/2010

Muito me surpreende a matéria acima.
As informações levantadas pela Empresa GFK são relevantes, porém incompletas.
O mercado brasileiro já conhece o sistema individual de café espresso a cerca de 17 Anos.
O café espresso em sachê é um produto pioneiro no Brasil.
No ano de 2.008 tivemos uma produção industrial na ordem de 20 milhões de sachês de café espresso no Brasil e a espectativa para 2.010 é de uma produção em torno de 35 milhões de sachês.
Grande parte dos consumidores residenciais já conhecem os sachês de café espresso a vários anos, igualmente o mercado corporativo e de restaurantes.
Porém a grande dificuldade do mercado, sempre foi a disponibilidade de máquinas de café espresso em sachê.
As máquinas importadas para o Brasil sempre tiveram um alto custo, tornando o sachê um produto para poucos, porém este perfil está mudando.
Hoje existem máquinas no mercado a um custo acessível tanto para a classe A, quanto para a classe média.
Naturalmente uma Empresa do porte da Nestlé, entrando no mercado com as marcas Nespresso e Nescafé Dolce Gusto, trazem uma outra visão para o consumidor, principalmente por terem a capacidade financeira de estar divulgando as marcas em mídias de alto custo, mas é fato que apesar de parecer um produto novo aos olhos do consumidor, este produto já esta atuante no nosso mercado à anos, onde podem ser adquiridos diretamente nas Empresas produtoras, quanto em gôndolas de diversos supermercados, hipermercados e empórios espalhados pelo Brasil à pelo menos 4 anos.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures