ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Café pode reduzir declínio mental em idosos

POR LUIZ ANTONIO MACHADO CÉSAR

E JULIANA SANTIN

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 22/08/2006

1 MIN DE LEITURA

0
0
Três xícaras de café por dia poderiam desacelerar a perda das funções mentais em homens, informou um estudo europeu. Os resultados estão de acordo com uma grande quantidade de evidências que associam o consumo de café com a melhora nas funções cognitivas, e segue um recente trabalho da Áustria que mostrou como a cafeína aumenta as funções cerebrais através de seus efeitos em diferentes áreas do cérebro.

Segundo o site Nutraingredients.com, os resultados austríacos, apresentados na reunião anual da Sociedade Radiológica da América do Norte em dezembro, foram os primeiros a demonstrar um impacto visível no cérebro causado pela cafeína.

Os novos resultados, publicados no European Journal of Clinical Nutrition, agora sugerem que os homens mais velhos podem também se beneficiar mentalmente do consumo regular e moderado de café.

O estudo com idosos da Finlândia, Itália e Holanda, acompanhou 676 homens saudáveis nascidos entre 1900 e 1920 por 10 anos. O consumo de café diário foi estimado em xícaras por dia e as funções cognitivas foram medidas usando o Mini-Mental State Examination (MMSE). O exame avalia a performance mental em uma escala de 0 a 30, com os maiores pontos indicando melhor desempenho.

O desempenho cognitivo cai naturalmente com a idade, mas os resultados do estudo mostraram que os homens que consumiram regularmente café tiveram uma taxa menor de declínio durante o período de 10 anos do que os homens que não consumiam café (declínio de 1,2 versus 2,6 pontos para consumidores e não consumidores de café, respectivamente).

Segundo a autora do estudo, Boukje van Gelder do Instituto Nacional para Saúde Pública e Meio-Ambiente da Holanda, o menor declínio cognitivo ocorreu nos homens que consumiram três xícaras por dia (0,6 pontos). "Este declínio foi 4,3 vezes menor do que o dos não consumidores".

Estas descobertas levaram os pesquisadores a concluir que o consumo regular de café pode reduzir o declínio cognitivo em homens idosos.

O estudo foi puramente observacional e não pôde identificar o mecanismo por trás destes aparentes benefícios. Entretanto, estudos anteriores mostraram como a cafeína pode melhorar a memória, ligando-se a receptores cerebrais, bloqueando os efeitos calmantes do neurotransmissor adenosina.

LUIZ ANTONIO MACHADO CÉSAR

JULIANA SANTIN

Médica veterinária formada pela FMVZ/USP. Contribuo com a geração de conteúdo nos portais da AgriPoint nas áreas de mercado internacional, além de ser responsável pelo Blog Novidades e Lançamentos em Lácteos do MilkPoint Indústria.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures