ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Café pode proteger contra doença de Alzheimer

POR LUIZ ANTONIO MACHADO CÉSAR

E JULIANA SANTIN

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 18/09/2006

1 MIN DE LEITURA

0
0
Pesquisadores da Universidade do Sul da Flórida descobriram que a cafeína do café bloqueia a formação, em ratos, das "placas" associadas com a Doença de Alzheimer em humanos, de acordo com a The National Coffee Association.

O estudo, liderado pelos pesquisadores G. W. Arrendash e W. Schlief, concluiu que o equivalente em humanos a cinco xícaras de café por dia, em ratos, melhorou as tarefas de resolução de problemas e reduziu os níveis cerebrais de beta-amilóide, a placa associada com a Doença de Alzheimer.

Publicado no jornal Neuroscience, o estudo analisou a performance cognitiva entre ratos geneticamente predispostos a desenvolver a Doença de Alzheimer. Os ratos que consumiram 500 mg de cafeína por dia tiveram um desempenho significantemente melhor do que aqueles que não consumiram cafeína, e também significantemente melhor do que aqueles que não tinham predisposição genética para a doença.

Nos ratos que receberam cafeína, houve um nível menor de proteína beta-amilóide, ou placa Alzheimer, no hipocampo cerebral. A habilidade da cafeína de reduzir a produção da placa beta-amilóide foi citada como uma fonte potencial do aumento nas capacidades cognitivas, juntamente com seu bloqueio dos receptores adenosina do cérebro, capacidade para atuar positivamente no tecido saudável do cérebro e capacidade de aumentar os níveis de adenosina cerebral, aumentando o fluxo sangüíneo do cérebro.

A redução nas placas cerebrais existentes em ratos com tendência a desenvolver Alzheimer levou os pesquisadores a concluírem que "a ingestão diária moderada de cafeína (isto é, 500 mg por dia tipicamente presentes em cinco xícaras de café) pode atrasar ou reduzir os riscos da Doença de Alzheimer".

Ao analisar essas descobertas clínicas, os pesquisadores disseram também que o "consumo de café em longo prazo pode ser uma estratégia viável para a redução do risco da Doença de Alzheimer, Doença de Parkinson e outras doenças associadas ao envelhecimento".

A reportagem é do site Amonline.com.


Nota da Equipe CaféPoint: Apesar de ser um indício promissor, os resultados da pesquisa não são uma prova inconteste de que o café protege contra estas doenças.

LUIZ ANTONIO MACHADO CÉSAR

JULIANA SANTIN

Médica veterinária formada pela FMVZ/USP. Contribuo com a geração de conteúdo nos portais da AgriPoint nas áreas de mercado internacional, além de ser responsável pelo Blog Novidades e Lançamentos em Lácteos do MilkPoint Indústria.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures