ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Café: para manter liderança, Brasil precisa aumentar safra em 40%

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 24/11/2017

2 MIN DE LEITURA

0
0
Da redação

Para manter a atual participação dominante na safra mundial de café, o Brasil, maior produtor e exportador da commodity, terá que elevar a produção em cerca de 40%, ou 20 milhões de sacas, até 2030. A afirmação foi divulgada pelo diretor-executivo da Organização Internacional do Café (OIC), José Sette, durante a abertura do 25º EnCafé, evento promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), na última quarta-feira (22).

Foto: Amanda Wilson/ WBC
                                          Foto: Amanda Wilson/ WBC

Para fazer a estimativa, o especialista levou em consideração um crescimento de 2% ao ano na demanda mundial de café até 2030. Nesse cenário, a produção mundial teria que crescer 49 milhões de sacas até lá: "se o Brasil quiser manter sua parcela de 40% no mercado global terá de produzir cerca de 20 milhões de sacas a mais até 2030", disse Sette.
Já em uma visão otimista, de aumento do consumo de 2,5% ao ano, a produção global teria que crescer 64 milhões de sacas no período, enquanto numa perspectiva conservadora, de demanda 1% maior ao ano, a expansão precisaria ser de 23 milhões de sacas.

"Se o Brasil, segundo consumidor global de café, atrás dos Estados Unidos, produz historicamente 40% da safra global, sua participação na exportação é um pouco menor, mas igualmente relevante", explicou o diretor. 

Segundo a mais recente estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), na safra deste ano o Brasil somou 44,77 milhões de sacas de café arábica e conilon, queda de 12,8% na comparação com 2016. Para 2018, há a expectativa de uma colheita maior, por ser um ciclo de bienalidade positiva para o arábica, mas a estiagem em setembro e outubro durante a floração dos cafezais deixou o setor receoso quanto ao potencial produtivo.
Para Sette, o Brasil tem condições de elevar a produção nos próximos anos, apesar da área menor, desde que conte com investimentos e outros tipos de ações na atividade: "há o desafio da sustentabilidade econômica, que passa por renda adequada, maior produtividade, acesso a mercados e transparência, acesso a financiamentos. O importante é baixar o custo (de produção)", explicou.  Nos últimos 20 anos, a produção de café no Brasil dobrou, apesar de a área ter caído 39%. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures