ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Busca por programa sustentável cresce entre empresas

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 26/05/2008

2 MIN DE LEITURA

0
0
O Rainforest Alliance quase dobrou a quantidade de café vendido por ano através de seu programa que certifica o café como bom para o meio-ambiente e benéfico para os produtores, disse a gerente sênior de marketing e negócio da Rainforest Alliance, Sabrina Vigilante. As companhias no programa de café sustentável do grupo têm se comprometido a aumentar os volumes de café com essa certificação e ajudar os cafeicultores que já lhes fornecem grãos a obterem a certificação.

A Rainforest Alliance, um grupo de conservação internacional sem fins lucrativos com sede em Nova York, certifica fazendas que cumprem com critérios específicos visando produzir o que se chama de produtos agrícolas "sustentáveis". O processo é designado a beneficiar o meio-ambiente, os produtores e suas comunidades.

As compras de café de fazendas certificadas pelo Rainforest cresceram em média em 93% anualmente desde 2003, quando os dados eram de 3,175 milhões de quilos. Em 2007, 41,413 milhões de quilos de café certificado foram comprados, disse o Rainforest Alliance.

Em janeiro de 2007, a rede McDonald's do Reino Unido começou a comprar todo o seu café de fazendas com certificado Rainforest Alliance. Desde então, a unidade do McDonald's Corp. reportou um aumento de 22% nas unidades de café vendidas, mostraram dados do Rainforest. "Continuará havendo um crescimento em ritmo acelerado por alguns anos porque o mundo é um grande mercado e é como um efeito bola de neve", explicou Sabrina Vigilante.

A maior torrefadora de café da Itália, Lavazza, compra cerca de 2 milhões de sacas de 60 quilos de café anualmente e foi certificada pelo Rainforest Alliance em 2006. No Reino Unido, 30% das compras de café Lavazza são de produtos certificados pelo Rainforest Alliance, disse o diretor de vendas e mercado da Lavazza no Reino Unido, Barry Kither. No entanto, as compras totais de café com certificado Rainforest Alliance da empresa são de apenas 1%, disse o diretor da rede em Turin, Mario Cerutti.

A tendência é global. A empresa australiana Gloria Jean´s Coffees International tem 850 lojas operando em 32 países, disse o presidente executivo, Nabi Saleh. A empresa é grande compradora de café verde e pretende ter 85% de suas compras certificadas pelo Rainforest Alliance até 2010, dos atuais 45% a 50%, estimou Saleh.

A norte-americana Caribou Coffee, com sede em Minneapolis, compra mais de 60% de seu café de fazendas certificadas pelo Rainforest Alliance, excedendo a meta de 50% da companhia para 2008, disse o diretor sênior da divisão de café e chá da Caribou, Chad Trewick. A Caribou Coffee tem 8 blends permanentes e seis sazonais com o selo Rainforest. A reportagem é da Reuters.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures