ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Aymbiré assume gerência geral da Embrapa Café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 27/03/2008

2 MIN DE LEITURA

0
0
Publicada no Boletim de Comunicações Administrativas da Embrapa (BCA), na última segunda-feira (24), a nomeação de Aymbiré Francisco Almeida da Fonseca para o cargo de gerente geral da Embrapa Café, com sede em Brasília (DF), e coordenador do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café (CBP&D/Café), em substituição a Gabriel Ferreira Bartholo, que exercia o cargo desde setembro de 2004.

Perfil do gestor

Aymbiré Fonseca é pesquisador da Embrapa com atuação desde 1987 no Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). É graduado em Agronomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1980), possui Mestrado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal do Ceará (1983) e Doutorado em Fitotecnia (Produção Vegetal - com concentração em Melhoramento Genético de Café) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) (1999). Trabalha com Pesquisa Científica desde novembro de 1983. Tem concentrado seu trabalho nas áreas de Manejo de Plantas e Melhoramento Genético de Café, atuando em programas de café Arábica e Robusta.

No âmbito do Consórcio (CBP&D/Café), foi coordenador institucional junto ao Incaper e coordenador do Comitê de Pesquisa do Núcleo de Referência Genética e Melhoramento do Cafeeiro, tendo participado como membro da Comissão Técnica do Programa Café (CTP/Café) por dois períodos consecutivos. Participa de 25 projetos de Pesquisa, num esforço integrado do Incaper com diversas instituições parceiras.

O novo gerente geral possui uma produção bibliográfica superior a 325 trabalhos científicos, incluindo artigos em periódicos nacionais e internacionais, capítulos de livro, resumos expandidos e simples em periódicos e anais de eventos científicos, em interação com mais de 180 outros autores. Possui oito produtos tecnológicos, entre os quais seis cultivares registradas de café conilon, além de 92 outros itens de produção técnica e científica (editoração de livro, consultoria, parecer técnico, elaboração de projetos, programas de rádio e TV e cursos ministrados).

Orienta estudantes, graduados, mestres e doutores vinculados aos programas de pesquisa que participa junto ao Incaper e também é consultor "ad hoc" junto a instituições de ensino e pesquisa. Atuou em administração de pesquisa como coordenador geral da Estação Experimental de Porto Velho (Embrapa Rondônia), coordenador de operações técnicas da Estação Experimental do Incaper em Linhares e como chefe do Centro Regional de Desenvolvimento Rural do Incaper - Centro Serrano.

Plano de Trabalho

O plano de trabalho apresentado à Embrapa teve como tema central "Fortalecer a gestão estratégica e tática do Programa Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento do Café visando a geração de inovações tecnológicas que promovam crescente competitividade ao agronegócio café brasileiro". Para atingir esta meta Aymbiré considera importante o entrosamento entre o Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC) e os princípios que norteiam o CDP&D/Café.

"As conquistas devem pautar-se por uma análise bem fundamentada do contexto relevante, com o aproveitamento dos avanços já conseguidos até o momento e, sempre que necessário, com as correções de rumos que estão sendo exigidas, priorizando o respeito às instituições e pessoas envolvidas e o uso dos recursos financeiros que a sociedade brasileira colocará sob nossa administração", ressalta o novo gerente.

Aymbiré reafirma o compromisso de incentivar a união de esforços em prol de objetivos maiores dos diversos segmentos do agronegócio café. "Para viabilizarmos essa proposta, buscaremos formar uma equipe de elevada competência e comprometimento com resultados, em prazos e qualidade estabelecidos em função das demandas do mercado, tendo por foco permanente o bem-estar do cidadão brasileiro", compromete-se.

As informações são de Cibele Aguiar da Embrapa Café.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures