ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Argentina propõe que o costume de tomar café em bar de Buenos Aires seja patrimônio da humanidade

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 14/03/2014

1 MIN DE LEITURA

0
0
Sob o título “Hábito Cultural de tomar café em Buenos Aires”, a carteira de Cultura da Cidade argentina levou para a Unesco – órgão das Nações Unidas – a proposta de que um dos costumes mais emblemáticos dos moradores de Buenos Aires, como o de se sentar em um bar ou padaria e tomar café, seja declarado Patrimônio Intangível da Humanidade. Esse rótulo aponta a rituais festivos e aos costumes que antes não encontravam um lugar de promoção.

“É preciso ver o conceito do hábito, que envolve a literatura e a música, e não ver o lado físico”, disse o ministro da Cultura de Buenos Aires, Hernán Lombardi. “Isso queremos mostrar e dar valor a toda a comunidade envolvida no hábito do café, que dá um estilo, uma identidade plural e importância em seu conjunto”.

A apresentação entrou no órgão internacional através de sua Secretaria de Convenção para Salvaguarda de Patrimônio Material e Cultural. Um comitê integrado por 28 membros, presidido pelo representante do Peru, avaliou o documento e realizou algumas sugestões para ajustar o pedido, que deverá ser apresentado antes do fim do mês. A resolução final será divulgada em novembro. Pode ser aceita, rechaçada ou que os argumentos sejam considerados insuficientes.

“É necessário ajustar os detalhes de acordo com os novos parâmetros da Unesco”, explicou Lombardi. “Aqui, não falamos de bares notáveis ou de locais históricos. Isso é outra coisa. O que se deve mostrar são os fatos, as pessoas, as características comuns que têm o habito de tomar café para que seja considerado único”.

Se for decidido favoravelmente para a cidade, o costume terá a mesma consideração que há um tempo alcançou o tango. O governo de Buenos Aires não obteria nenhum lucro econômico e não há prêmios aprovados no projeto. A conquista é cultural e de exposição mundial. “Estaríamos na vitrine internacional, porque o hábito de tomar café seria incluído na lista de patrimônio imaterial da humanidade, como ocorreu com o tango”.

Em outros locais, a Unesco declarou como Patrimônio Imaterial o candombe no Uruguai e o carnaval de frevo no nordeste brasileiro, assim como a pesca de camarão a cavalo na Bélgica.

A reportagem é do https://www.infobae.com, adaptada pelo CaféPoint
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures