ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

3D cafeicultura: captura de valor é principal desafio

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 29/03/2010

2 MIN DE LEITURA

0
0
A colaboradora do CaféPoint Maria Sylvia Macchiones Saes, professora do Departamento de Administração da USP e pesquisadora do PENSA - Programa de Agronegócios da USP, enviou um comentário ao artigo "3D da cafeicultura: confira os principais desafios". Abaixo leia a carta na íntegra.

"Ao pessoal do CaféPoint!

Ao meu ver, o principal desafio da cafeicultura brasileira, que esta implícito em todas as respostas à enquete do CaféPoint, é a "captura de valor". Ou seja, como fazer que os avanços que se observa na cafeicultura brasileira, sejam eles tecnológicos, organizacionais ou de diferenciação resultem em ganhos para o produtor rural.

A chave para esta questão não é simples, principalmente devido à concorrência externa. Ela está, entretanto, sugerida nas propostas de marketing (aumento do consumo, mudança de posicionamento do café brasileiro); nas políticas macroeconômicas (câmbio, juros e crédito); e nas ações privadas (de cada cafeicultor). Na verdade, não se tem uma resposta única e o fato de o Brasil ter alcançado um nível de desenvolvimento econômico-social superior aos dos nossos concorrentes torna as coisas mais complicadas, particularmente em um setor em que a mão-de-obra é importante.

Sabemos que velhas respostas não dão mais cabo para estes novos desafios. Entretanto, não podemos deixar de ressaltar o quanto os brasileiros são criativos e sabem lidar com questões complexas."

Ainda em relação ao artigo "3D da cafeicultura: confira os principais desafios", Celso Luis Vegro, engenheiro agrônomo, mestre em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade, pesquisador científico do IEA-APTA e colaborador do CaféPoint também acrescentou alguns comentários. Abaixo leia a carta na íntegra.

"Meus 3D

1 - elevação da taxa média de juros: Com o recrudecimento da inflação entre os países asiáticos essa trajetória será irrevogável. Com isso as depreciadas moedas locais sofrerão por ajustes reequilibrando os fluxos de comércio e permitindo que países como o Brasil, que não administra seu câmbio, possa lograr recuperar competitividade, especialmente no domínio dos industrializados;

2 - mais cooperação e menos concorrência. Internamente temos assistido ataques ao cooperativismo e ao associativismo o que me parece um total despautério. O fortalecimento das formas mútuas de produção, prestação de serviços e comercialização, constituem a modalidade mais sustentável de gerar o crescimento. Afora essa diretriz é outra e mais profunda crise econômica; e

3 - juntar aos avanços observados no campo das inovações agronômicas as modernas ferramentas de gestão da produção e da comercialização. O fomento da estrutura de governo para que os processos de certificação sejam amplamente adotados pode contribuir na aceleração desse processo em âmbito da cafeicultura."

Percebe-se que os desafios citados por Celso Vegro também se encaixam nas colocações de Sylvia Saes, ou seja, objetivam a "captura de valor" e ganhos para o produtor rural.

Clique aqui para ler mais opiniões sobre este assunto.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures