ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Exposição destaca importância do café no intercâmbio cultural Brasil-França

AGENDA DO PRODUTOR

EM 26/10/2009

3 MIN DE LEITURA

0
0
Se atualmente o Brasil é o principal produtor e exportador de café do mundo, a França tem papel fundamental nesse processo. Basta citar que as primeiras mudas e sementes que desembarcaram no país vieram da Guiana Francesa em 1727, como presente da esposa do governador, Sra. d'Orvilliers, ao Capitão Francisco de Melo Palheta. No entanto, o hábito francês de beber café é bem anterior a esse período. Prova disso são registros como o livro "O bom uso do chá, do café e do chocolate para a preservação e para a cura de doenças", escrito pelo médico Mr. De Blegny, ainda sob o reinado de Luís XIV. O raríssimo exemplar, publicado em 1687, é um dos principais destaques da exposição "O intercâmbio entre as culturas - França e Brasil - cafés, feiras e ciência", uma realização do Museu do Café em parceria com o Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Estado da Cultura, e patrocinada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A mostra, que está aberta ao público a partir desta semana, apresenta a importância decisiva do país europeu na chegada do café ao Brasil, a influência francesa na consolidação das cafeterias como espaços de socialização e as parcerias comerciais e científicas entre os dois países. Por meio de postais e imagens da época, está registrado um modelo de estabelecimento que se espalharia pelo mundo como ponto de encontro para discussões políticas e culturais, ou mesmo para momentos de descontração e prazer. No Brasil, as cafeterias chegaram ao final do século XIX e início do XX - fortemente influenciadas pelo modelo francês - como é possível perceber em painel dedicado ao Café do Rio, tradicional reduto dos jornalistas cariocas.

O acervo contempla ainda a participação brasileira nas Exposições Universais. As feiras, sediadas nas cidades de Paris (1855, 1867, 1878 e 1889) e Beauvais (1885), tinham como objetivo oferecer um panorama das riquezas das nações participantes. O Brasil, além das madeiras da Amazônia e do Pará e dos diamantes de Minas Gerais, exibia o café como principal produto agrícola nacional. Esses eventos foram fundamentais para a expansão da exportação do café brasileiro para solo francês. Atualmente, a França é a oitava maior importadora do café produzido no Brasil.

Ainda como parte do evento, será realizada a abertura da mostra "Noventa anos da Sociedade Rural Brasileira". Entre quadros de artistas como Antonio Ferrigno, Rosalbino Santoro e Oscar Pereira da Silva - que fazem parte do acervo da instituição -, bustos e documentos, está registrada a história da entidade fundada em 1919 pelos barões do café e que funciona como agente negociador político do agronegócio, disseminador de conhecimento e gerador de oportunidades e negócios para a cadeia produtiva rural. A entidade mantém 21 departamentos setoriais ativos, que contemplam as principais atividades rurais.

A verba para a implantação do novo ambiente foi conseguida por meio do "Programa Caixa de Adoção de Entidades Culturais", da Caixa Econômica Federal, que disponibilizou R$ 106 mil para a execução do projeto. O prazo estipulado para a implantação do novo Centro de Informação e Documentação é de 18 meses, contados a partir da assinatura do contrato entre as duas instituições, realizada em junho deste ano. No entanto, o objetivo é que a sala já comece a funcionar, por meio de agendamento, no início de 2010. O atendimento por telefone ou e-mail continuará normalmente.

O Museu do Café é uma Organização Social ligada à Secretaria de Estado da Cultura e fica à rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Seu horário de funcionamento é de terça a sábado das 9h às 17h. Aos domingos, funciona das 10h às 17h. Os ingressos para visitação custam R$ 5. Estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada.

Serviço:

O intercâmbio entre as culturas França e Brasil, cafés, feiras e ciência
Data: A partir de 23 de outubro (sexta-feira)
Hora: 9 às 17 horas
Local: Museu do Café - Rua XV de Novembro, 95 - Centro Histórico - Santos / SP

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures