ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Produção de Eucalipto: visão geral do mercado

AGRIPOINT

EM 23/01/2012

2 MIN DE LEITURA

0
0
O eucalipto, utilizado principalmente para produção de celulose e papel, é cortado aos 7 anos de idade, num regime que permite até 3 rotações sucessivas e econômicas, com reformas aos 21 anos. No caso de manejo de florestas para produção de madeira a rotação pode chegar ate 25 anos.

De ocorrência natural na Austrália, o gênero Eucalyptus possui mais de 600 espécies que se desenvolvem em condições diversas de solo e clima. A maioria das espécies conhecidas são árvores típicas de florestas altas atingindo entre 30 a 50 metros de altura e de florestas abertas, com árvores menores, entre 10 e 25 metros de altura.

A madeira oriunda de florestas plantadas é utilizada principalmente para produção de chapas, lâminas, compensados, aglomerados, carvão vegetal, madeira serrada, celulose e móveis. Outros produtos também podem ser obtidos, como por exemplo, óleos essenciais e mel.

O comércio internacional de produtos de origem florestal tem se comportado de forma bastante positiva ao longo da última década. Entre 1991 e 2003, a taxa média de crescimento do comércio internacional desses produtos atingiu 2,7% ao ano. Isso é resultado do aumento da demanda internacional aliado à intensificação do processo de globalização.

Nos últimos anos, o Brasil ganhou espaço no mercado internacional de produtos de origem florestal. No início dos anos 90, a participação do Brasil nas exportações mundiais não ultrapassava 1,7%. Em 2005, o Brasil contribuiu com cerca de 4,6% das exportações mundiais. Isso reflete basicamente o forte crescimento das exportações brasileiras ocorrido desde a década de 90.

Entre 1991 e 2003 a taxa média de crescimento das exportações brasileiras de produtos de origem florestal foi 10,1% ao ano. Já em 2005, as exportações atingiram a cifra de US$7,4 bilhões, o que representa 6,2% do montante total exportado pelo Brasil. Além disso, os produtos de origem florestal contribuem com 14,2% do superávit da balança comercial brasileira.

Em se tratando de produtos de florestas plantadas, o Brasil figura como o maior exportador mundial de compensados de pinus e o maior exportador mundial de celulose de fibra de eucalipto. Houve uma profunda mudança no mercado de madeira processada. Em 1998, apenas 14% do volume total produzido era exportado. Em 2004, essa proporção atingia 36%.

Entenda os aspectos econômicos da atividade florestal de plantio de eucalipto. O Curso Online Produção de Eucalipto: conceitos técnicos e econômicos tem início no dia 25 de janeiro e já está com inscrições abertas. Faça a sua agora mesmo!

Clique aqui e veja a programação completa deste curso, que tem como instrutores dois profissionais experientes no setor florestal: Alexandre Barboza Leite, engenheiro agrônomo (ESALQ/USP), especializado em silvicultura e manejo de solos e sócio-diretor da Teca Consultoria e Empreendimentos Florestais, e Marcelo Lavras Trapé, engenheiro agrônomo (ESALQ/USP), com MBA em Agronegócio pela ESALQ/USP e sócio-diretor da Agro Consulting Ltda.

Conheça também outros Cursos Online AgriPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CaféPoint AgriPoint