FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Por que irrigar o cafeeiro?

POR EDUCAPOINT

AGRIPOINT

EM 15/03/2019

0
1
A cafeicultura irrigada no Brasil representa quase 300 mil hectares, pouco mais de 12% do parque cafeeiro. Porém, as áreas irrigadas são responsáveis por 30% da produção nacional de café, graças às grandes vantagens do cultivo irrigado comparado com o cultivo de sequeiro. A partir daí já se tem uma pista sobre o motivo de se irrigar o cafeeiro.

Um dos motivos é justamente esse: aumento de produtividade. Além disso, outros benefícios de se irrigar o cafeeiro são:

- Aumento da rentabilidade;
- Otimização da utilização de insumos (principalmente, mão de obra);
- Melhorar a qualidade;
- Preservar o meio ambiente

Qualidade do café
A irrigação do cafeeiro melhora a qualidade do café porque plantas sujeitas ao déficit hídrico (quando a planta não tem água suficiente para desenvolver todos os seus processos metabólicos), produzem grãos pequenos (peneira menor) e com níveis de defeitos maior.



Confira na tabela abaixo a diferença no tamanho das peneiras com a irrigação do café:



Isso representa muito para o café, que hoje é pago pela qualidade. A cafeicultura é uma cultura muito cara. Por ano, são gastos de R$ 10.000 a R$ 15.000 por hectare. Embora todo esse investimento seja feito em adubos, defensivos, mão de obra, se não chover na época da florada, não é possível fazer a colheita. A irrigação cafeeira é uma forma de diminuir os riscos da atividade.

Alguns grandes grupos do sul de Minas Gerais começaram a fazer experimentos com irrigação. Confira na foto abaixo a diferença obtida na produtividade no primeiro ano do experimento:

Ipanema Coffees - Alfenas (MG)

O que a seca causa em uma planta de café?
A seca é um fenômeno multidimensional meteorológico que produz déficit hídrico, reduzindo o potencial hídrico na folha e reduzindo o turgor celular. Quais as consequências disso?

- Limitação do crescimento das plantas;
- Redução da área foliar;
- Redução na assimilação líquida de CO2 (ou seja, diminui a fotossíntese);
- Redução da produtividade;
- Redução da longevidade do cafeeiro.

Embora a irrigação aumente os custos, o retorno financeiro trazido pela irrigação compensa o aumento do custo. A planilha abaixo mostra os componentes de custos de uma safra de café e dos custos totais, com a adubação representando relativamente pouco, especialmente considerando seu retorno em lucratividade:



Desafios
Um dos desafios da irrigação do café hoje é o uso responsável da água. Assim, é importante pensar na agricultura irrigada sempre associada ao aumento da rentabilidade, mas com o uso eficiente da água e da energia.

Diante disso tudo, como escolher o melhor sistema de irrigação para o seu caso? Se você quiser saber a resposta para essas e várias outras perguntas sobre esse tema, acesse o conteúdo completo do curso on-line Irrigação do Cafeeiro, do EducaPoint.

Neste curso, o Prof. Dr. André Luís Teixeira Fernandes, pesquisador e consultor em cultivo irrigado em vários estados brasileiros, aborda os principais aspectos que envolvem o sistema de produção de café com irrigação. Clique aqui para acessar o conteúdo completo.

Você também poderá gostar dos seguintes cursos: Correção do solo e adubação do cafezal e Cafeicultura sustentável.

Para fazer os cursos, você precisa ter acesso à plataforma EducaPoint, o que é feito através de uma assinatura. A plataforma oferece mais de 140 cursos diferentes e todos estão incluídos na assinatura. Lembrando que quase toda semana são lançados novos cursos, que são automaticamente incluídos na assinatura. 
 

Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.