ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Nouriel Roubini: 'Não se pode descartar uma implosão do euro'

WAGNER PIMENTEL

EM 08/05/2010

2 MIN DE LEITURA

0
0
Nouriel Roubini: 'Não se pode descartar uma implosão do euro'


ROMA, Itália — O respeitado economista Nouriel Roubini, conhecido por seu pessimismo, afirmou nesta quinta-feira que não se pode descartar uma implosão do euro, devido ao risco de que a crise grega se alastre por toda a Europa.

Roubini, americano de origem turca, foi um dos poucos especialistas que previu a grave crise financeira de 2007-2008.

"Neste momento, não se pode excluir uma implosão do euro. O efeito de contágio é uma possibilidade real não apenas para os paíse com mais riscos", assegurou, em uma entrevista ao jornal italiano La Repubblica.

Para o professor de economia, os países que correm mais perigo são Portugal, sgudio da Irlanda e da Espanha, e, a uma distância razoável, a Itália.

O especialista advertiu que a Itália "deve evitar ficar parada e de ve prosseguir realizando reformas, já que as dificuldades perduram, do endividamento até a falta de competitividade".

Roubini acredita que é possível evitar o pior, "mas não com um plano de resgate como o presvito para a Grécia porque adotar um programa de austeridade fiscal com um déficit de 10% do PIB é uma missão impossível".

Roubini propõe um plano B, que prevê, entre outras coisas, a reestruturação do endividamento grego a partir de uma ampliação dos intercâmbios com a oferta de novos títulos (obligações) em troca dos existentes.

"Uma proposta que não agrada os credores, mas é preciso convencê-los que, de outra maneira, perderão tudo", concluiu.

Outros especialistas estão preocupados que a crise da dívida grega ameace se estender para outros países que adotaram a moeda única, evidenciando ao mesmo tempo as dificuldades de governança e as disparidades econômicas da zona do euro, que poderão comprometer sua própria sobrevivência.

Os mercados ainda não estão convencidos do êxito do plano de ajuda à Grécia, decidido no final de semana passado pela União Europeia e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI). Duvidando que o país consiga organizar suas finanças públicas, eles temem também que a crise se propague para outros países da zona do euro, principalmente Espanha e Portugal.

Nesta tempestade financeira, aqueles que já começam a questionar a própria sobrevivência da moeda única são cada vez mais numerosos.

O temor foi expressado na terça-feira pelo Prêmio Nobel de Economia Joseph Stiglitz, conhecido por sua eurofilia: "o futuro do euro talvez seja limitado".

Desde janeiro, os economistas já denunciam a lentidão da resposta europeia à crise grega. O plano de resgate foi adotado apenas depois de trabalhosas negociações, principalmente com uma Alemanha muito hesitante.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures