ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Irrigação do cafeeiro: como viabilizar economicamente

ESPAÇO ABERTO

EM 18/03/2019

4 MIN DE LEITURA

1
0

Por Walter Coelho da Rocha Neto

A irrigação tem sido uma importante ferramenta para garantir a produção, o aumento da produtividade das lavouras e, consequentemente, aumento na eficiência do uso da terra, pois o sistema proporciona, na grande maioria das vezes, uma maior renda bruta na mesma unidade de área. Na cafeicultura não é diferente, pois a irrigação garante que não haverá estresse hídrico nas três principais fases do cafeeiro durante a safra, que é o florescimento - fase que se define a produção da safra; enchimento dos grãos - fase que define o tamanho do grão e a qualidade da bebida; e o bom crescimento vegetativo - fase que vai garantir as safras subsequentes.

A grande maioria dos produtores tomam como verdade absoluta que o sistema de irrigação na cultura do café é sinônimo de sucesso de produtividade e financeiro. O fato não é uma verdade absoluta, e se mal planejado, o investimento no sistema de irrigação pode demorar muitos anos para retorno e até mesmo inviabilizar economicamente a empresa rural, uma vez que este sistema proporciona um aumento, em média, de 15% no custo total, devido ao maior gasto com energia elétrica, manutenção e a depreciação do equipamento.

Antes de realizar o investimento devemos analisar o histórico de pluviosidade da propriedade. Por exemplo, a região Sul de Minas Gerais possui histórico de pluviosidade próximo a 1.400 mm anuais, ao qual não se caracteriza por déficit hídricos prejudiciais a produção de café. Sendo assim, não se torna economicamente viável a aquisição do sistema. Outro fator a ser analisado são as lavouras as quais serão instalados o sistema. Se a lavoura já está implantada, devemos ter o histórico de produtividade para analisar se o sistema irá contribuir em maior produtividade e consequentemente proporcionar payback mais rápido do investimento, ou seja, quanto tempo se obtém o retorno do capital empregado. A tendência é que lavouras que já foram implantadas e ainda estão jovens respondam melhor ao sistema de irrigação, mas o ideal é que ela seja implantada juntamente com o sistema.

Em 2018 foi estudado pela equipe Labor Rural e apresentado no 44° Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras o comportamento do lucro por área plantada de lavouras irrigadas e de sequeiro nas safras 13/14, 14/15, 15/16 e 16/17 na Região do Cerrado Mineiro. A análise teve como amostra total 3.383 talhões de propriedades cafeeiras de Minas Gerais os quais foram estratificados por idade. A conclusão que se teve, como podemos observar na tabela a seguir, é que a irrigação proporcionou diferença estatística nas lavouras com menos de 4 anos de plantio, 8 a 11 anos, 11 a 15 anos e acima de 18 anos de plantio. Ou seja, durante a fase produtiva do cafeeiro, o sistema de irrigação não influencia no aumento do lucro na totalidade do tempo analisado, sendo cada vez mais importante a análise técnica e econômica antes da realização do investimento.

Tabela 1 – Análise da diferença do lucro por hectare dos sistemas de produção irrigado e sequeiro por idade de lavoura na cultura do café do Cerrado Mineiro


Fonte: anais do 44º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras

Sabendo de todos estes fatores uma fazenda situada na Região Cerrado Mineiro, que possui consultoria técnica e gerencial, realizou planejamento de implantação de sistema de irrigação em suas lavouras.

Em 2014 investiu em sistema de irrigação nas lavouras já implantadas e em produção. O planejamento técnico e econômico também continha o aumento de seu parque cafeeiro com um investimento inicial de sistema de irrigação.

Tabela 2 – Indicadores técnicos e econômicos de fazenda do Cerrado Mineiro que implantou o sistema de irrigação


Fonte: Labor Rural; dados corrigidos pelo IGP-DI de janeiro de 2019

Podemos observar que a propriedade alcançou melhores resultados após o investimento no sistema de irrigação mesmo com o aumento de 14,6% no custo total por área, quando comparado os biênios 2013/2015, que ainda era no sistema de sequeiro, e o biênio 2014/2016, primeiro biênio ao qual a propriedade estava com todas as suas lavouras em produção no sistema irrigado. A produtividade de 10,7 sacas a mais por hectare, entre o último biênio no sistema de sequeiro para o primeiro biênio, utilizando a técnica da irrigação, proporcionou um aumento no lucro por área de R$ 4.297,60.

Com o incremento no lucro por área das lavouras em produção, citado anteriormente, conseguimos calcular qual foi o payback alcançado, ou seja, quanto tempo o investimento no sistema de irrigação, que custou R$ 9.500,00 por hectare, retornou ao produtor. O resultado dos cálculos é um payback de 2,2 anos.

A propriedade alcançou como bons resultados mais que um retorno rápido do investimento. Como podemos observar na tabela a produtividade nos biênios seguintes é muito constante e uma média acima da regional, garantindo ao empresário rural um risco menor de sua atividade, mesmo com o aumento considerável de seu custo de produção.

Todo o sucesso alcançado pela propriedade do nosso estudo foi em função do excelente planejamento que o produtor fez com seu consultor gerencial. Foram traçadas metas desafiadoras, mas com o empenho e muita seriedade foram alcançadas.

***Walter Coelho da Rocha Neto é Consultor técnico da Labor Rural.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

FABIO R CRUZ

CACONDE - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 22/03/2021

Bom dia, tenho uma pequena propriedade onde ocorre uma lavoura de café, comnárea de 2,2 ha, Caconde SP. Nestas condições é viável economicamente a implantação de irrigação na lavoura?
Obrigado.

contato: frcadvogado@adv.oabsp.org.br

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures