ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Ecos das manifestações

POR MARCUS MAGALHAES

ESPAÇO ABERTO

EM 24/06/2013

1 MIN DE LEITURA

14
0
Após as fortes e até certo ponto emociantes manifestações presenciadas semana passada no Brasil, um sentimento de reflexão tomou conta de tudo e todos.

Qual lição tirar disso tudo? Será que os "ecos das manifestações" conseguirão chegar aos ouvidos mais distantes no caso da cafeicultura? Será que continuar a apostar no caos ou no cenário de quanto pior melhor na cafeicultura mundial é a saída para avalizar o triste momento vivido pelo setor café ao redor do mundo?

Olha, como já disse aqui algumas vezes... nada pior para o rico do que o pobre ficar pobre demais. Nada pior para países desenvolvidos que deixar os emergentes e principalmente origens produtoras, numa situação difícil e sem saída.

Certo dia um amigo me disse: "Marcus o que é pior, enfrentar um animal feroz ou enfrentar um animal manso mas acuado? Fiquei mudo e ele disse: Um animal manso e acuado. O feroz, sabemos seu comportamento mas o manso ele cresce, fica desproporcional e com resultado no embate, sempre, incontrolável."

Dentro desta observação vale uma reflexão do momento que vive a cafeicultura onde os produtores estão acuados e sem enxergar uma saída.

Digo e afirmo que isso não resume apenas para o setor no Brasil mas estende-se esta dura realidade a todos o países da América Central, Colômbia, Africanos e Asiáticos.

Já imaginaram se por apenas 24 / 48 horas todo o negócio café parar no mundo, cruzando os braços, demonstrando o grau de insatisfação que os produtores estão como relação as falsas premissas, falsos dogmas e as vezes especulações, sem precedentes.

Seria um movimento legítimo e mostraria claramente que o mundo não pode tratar quem produz alimento como se fosse um ser a margem de todo o processo. 

Amigos Cafeicultores de todo o Brasil. Olhem o que a cidade de Ouro Fino- MG, coração do café arábica do Brasil, fez em sua manifestação neste fim de semana:


 
Que tal levantar a bandeira de uma cafeicultura mais justa e com menos especulação descabida. O setor precisa de novos olhos, rumos e, acima de tudo, respeito. Valeu Ouro Fino! Isso tem que ser apenas o início...

Temos que criar vergonha na cara e mudar esse país.

S.O.S. CAFEICULTURA já!

Mensagem compartilhada por Marcus Magalhães no Facebook do CaféPoint.

MARCUS MAGALHAES

Marcus Magalhães é Diretor Executivo da Maros Corretora e especialista em mercado de café. Atua por meio da TV Maros para análises das cotações do dia do mercado cafeeiro, divulgadas no CaféPoint.

14

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

BENTO VENTURIM

SÃO GABRIEL DA PALHA - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 01/07/2013

Bicho acuado é  perigoso.  Viu a seleção brasileira ontem contra a Espanha?  Cafeicultor precisa se indignar com os baixos preços.  Contar com ajuda de Governo, jamais!!! vamos nos unir, fazer qualidade, trabalhar e exigir de nossos lideres, nossas cooperativas que  parem de mandar café crú para Alemaes e Italianos  ganharem dinheiro  às nossas custas...   Não aguento mais a falta de apoio mais também estou  desalentado com nossa inércia.  Entregamos nosso suor  junto com nossa insatisfação para estrangeiros ganharem dinheiro às nossas custas.   Marcus, não pare de gritar sobre este assunto!
MARCIA DIAS HERCOLANO

MANHUMIRIM - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 30/06/2013

Bora gente, chega de promessas não cumpridas .Vamos partir pro ataque por que do governo não sai nada além de  engodo ao longo de tantos anos , com nossa classe de cafeicultores, leia-se sofredores, sonhadores e completamente falidos.
LUCIMARA FRASQUETTI

PINHALÃO - PARANÁ - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 27/06/2013

Precisamos que o nosso governo enxergue nosso esforço,nao remunerado,vamos lutar.
MARCELO ITAMAR PESSOA CARNEIRO

CARATINGA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 26/06/2013

Que tal fazermos como os pecuaristas do ms.

Um mês sem vender café!!
ELI VALERA NABANETE

MARUMBI - PARANÁ - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 26/06/2013

Muito bom mesmo! toda tentativa  na atual circunstancia eh valida.
ESTHERIO COLNGOO

SANTA MARIA DE JETIBÁ - ESPÍRITO SANTO - INDÚSTRIA DE CAFÉ

EM 25/06/2013

Que boa ideia de passar nao 24/48  horas , mas varios dias sem o mundo vender cafe. Para os prodetores certamente nao ficara pior do que esta. Ninguem morreria de fome , e mostraria a nossa insatisfaçao.. Passeata e bonito mas nao  meche  no preço. O  que muda   o patamar de preço e a falta do produto e saberao que estamos indignados e Unidos
ROBERTO WAGNER TRAVENÇOLO

CACOAL - RONDÔNIA

EM 25/06/2013

ESSE ANO O BRASIL VAI IMPORTAR 200 MIL TONELADAS  DE FEIJÃO MESMO SENDO O MAIOR PRODUTOR MUNDIAL DO GRÃO. A HISTÓRIA DO CAFÉ É A MESMA, MAIOR PRODUTOR MUNDIAL, MAS SE CONTINUAR SEM APOIO DO desGOVERNO FEDERAL LOGO IMPORTAREMOS TAMBÉM.
WILSON OSLIS SANCHES LUCAS

MARÍLIA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 25/06/2013

Aonde estaão nossas lideranças para organizar esse manifesto pois tenho certeza que convocados todos irão a qualquer lugar reinvidicar.
FERNANDO VALIM SALES

ANDRADAS - MINAS GERAIS - COMÉRCIO DE CAFÉ (B2B)

EM 25/06/2013

Parabéns Ouro fino, são atos assim q tem q ser feitos para q alguém veja a vergonha q virou  q virou nossa cafeicultura!!!!!!!
MAURY FALEIROS

FRANCA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 24/06/2013

Parabens Ouro Fino pela manifestação.O que esta acontecendo com a cafeicultura não existe .chega de lob da abic e dos exportadores em Brasilia.Ou tomamos atitude ou morreremos .Todo cafeicultor de vergonha na cara tem que protestar contra esse governo corrupto.
WILLIAN JOSÉ GOULART

MUZAMBINHO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 24/06/2013

O maior manifesto que podemos dar ao mercado e as firmas que produzem insumos e deixar de tratar as lavouras um ano, eu farei isso mas quem mais fará, coragem minha gente, não adianta falar é preciso agir.
MAURO HENRIQUE DIAS

PATROCÍNIO - MINAS GERAIS - CAFETERIAS E PONTOS DE VENDA DE PRODUTOS DE CAFÉ

EM 24/06/2013

Ser o maior produtor do mundo é um sonho de qualquer país e seus governantes lutam para isto, no Brasil parece que querem perder este título.

Vamos mudar, valorizem nossos heróis!
ÉLDIO FELICIO BASSO

JAGUARÉ - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 24/06/2013

               Que estás e outras manifestações, aconteçam por outros lugares do Brasil, em apoio aos produtores rurais e toda a classe trabalhadora, e que haja a união de todas as pessoas.
LUIS HENRIQUE SERRA BARROS LEMOS

MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 24/06/2013

Vamos começar nossa caminhada!!!

Cafeicultores,vamos nos manifestarmos já!!!

Comecei sábado aqui em Ouro Fino um movimento para que nosso

grito seja ouvido...O Marcus Magalhães divulgou um momento.

Muito obrigado Marcus...contamos com sua voz!!!

Conto com vcs...espalhem e vamos para as ruas!!!

Cansamos de esperar...chega!!!

Estou no facebook...

Luis Henrique Serra Lemos

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures