ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Corrida do Café lembra porquê o IAC deveria ser mais reconhecido

POR ISABELA PASCOAL BECKER

ESPAÇO ABERTO

EM 16/09/2016

1 MIN DE LEITURA

1
0
Por Isabela Pascoal, da Fazenda DaTerra

No último domingo, dia 11 de setembro, aconteceu em Campinas (SP), mais precisamente dentro da Fazenda Santa Eliza no Instituto Agronômico de Campinas, o IAC, a 1a Corrida do Café. O evento atraiu corredores, caminhantes, crianças e torcedores empolgados para passar a manhã fazendo uma atividade física, se divertindo e tomando um bom café.

Foto: Mariana Proença/ Café Editora
A florada já começa a acontecer no cafezal do IAC, em setembro de 2016 // Foto: Mariana Proença/ Café Editora

O que mais se ouvia era “Nossa que lugar lindo, o que é aqui?” ou “Não conhecia, nunca soube dessa fazenda” e ainda “Deveria ter mais eventos como esse”. Curioso como o maior produtor de café do mundo teve só em 2016 a sua 1a Corrida do Café.

O IAC foi fundado em 1887 por D. Pedro II, a maior parte das variedades e genéticas de café, algodão e trigo foram pesquisadas e desenvolvidas ali. A Fazenda Santa Eliza, onde aconteceu a prova de corrida tem 1280 hectares e fica dentro da cidade de Campinas.

Desde 1892, sob o a administração do Governo de São Paulo sofre com falta de recursos, mas sua relevância e importância histórica para o agronegócio e, portanto, para o Brasil se mantém.

Tenho certeza que quem vive o universo do café e da agricultura conhece e admira o trabalho do Instituto, mas o IAC deveria ser mais reconhecido.

Durante os 6 km percorridos sob um céu azul, foi possível passar pelas plantações de milho, café, pelo Centro de Grãos e Fibras e por antigas instalações de beneficiamento de café. Mesmo com o cansaço físico foi relaxante fazer uma corrida fora do circuito de rua tradicional.

A 1a Corrida do Café foi organizada pelo Ali El-Khatib e o Instituto Jerusalém que sempre contribui na promoção da cultura do café, e merece parabéns pela belíssima ideia de através do esporte ter apresentado o IAC para a cidade de Campinas.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

DONIZETE GONÇALVES DE LIMA

PATROCÍNIO - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 19/09/2016

Iniciativas  como essa deveriam acontecer sempre e contar com apoio de orgãos governamentais e entidades ligadas ao Agronegócio.A Pesquisa agropecuária é base da geração de tecnologias aplicadas na produção de alimentos para o mundo.E no Brasil precisamos que as pessoas da cidade ou não ligadas ao campo tomem conhecimento da importancia e relevancia da Pesquisa Agropecuária para o desenvolvimento do pais.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures