ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Torrefadora de Santos busca atuar em nichos

PAULO HENRIQUE LEME

EM 05/12/2006

1 MIN DE LEITURA

0
0
Diversificar o mix de produtos é a receita da indústria torrefadora de Santos para sobreviver à expansão dos grandes grupos e ao constante aumento do preço do café. Por isso, estão investindo pesado nos segmentos de premiados, gourmets, orgânicos e aromatizados que ganham cada vez mais espaço no mercado.

Para contornar a perda de lucro, a concentração do mercado e as imposições do varejo a estratégia é buscar reposicionamento no mercado, descobrindo nichos. No caso específico do café, a saída é investir na produção de gourmets.

Em Santos, três empresas - cafés Floresta, Menezes e Dias - apostam nisso para fazer frente à concorrência das gigantes do setor.

Com uma produção mensal da ordem de 150 toneladas - 10% das quais são destinadas às linhas gourmets, o Café Floresta investiu R$ 5 milhões nos últimos dois anos e meio e mantém sua bandeira em 160 cafeterias espalhadas por Santos, São Paulo, Minas Gerais, Tocantins e Recife. ´´O segmento enfrenta a pior crise dos últimos anos, mas tem que se reinventar para manter participação no mercado´´, afirmou o diretor, Paulo Fernandes.

A indústria também investiu em equipamentos - cerca de R$ 2,5 milhões exclusivamente no parque industrial. E o setor de empacotamento recebeu atenção especial, com a compra de maquinários para embalar cafés de alto vácuo, exigência crescente do varejo. ´´É uma tendência de mercado, os varejistas querem um produto com prazo de validade maior e cuja embalagem não rompa com facilidade nas gôndolas´´, justificou o diretor do Café Floresta, Auro Sato.

Fora isso, o Floresta lançará três produtos na linha de aromatizados. São cafés com aroma e sabor que remetem a trufas de chocolate, amêndoas torradas e baunilha com nozes. Outra novidade será o café com selo de produto premiado no 5º Concurso de Melhores Cafés de São Paulo, informou reportagem do jornal A Tribuna/Santos-SP.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures