ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Starbucks, TransFair e FLO anunciam apoio a pequeno produtor

PAULO HENRIQUE LEME

EM 31/10/2008

5 MIN DE LEITURA

0
0
A Starbucks, a TransFair USA e a Fairtrade Labelling Organizations International (FLO) anunciaram nesta quarta-feira, 29, uma iniciativa inovadora que alavanca o histórico de apoio a pequenos produtores de café das três organizações.

A Starbucks, um dos maiores compradoras de café Fair Trade Certified, vai dobrar suas compras de produtos com essa certificação, chegando a vinte mil toneladas em 2009. Isso faz da empresa o maior comprador de café Fair Trade Certified do mundo. Marcando uma nova etapa do seu relacionamento de nove anos com a Starbucks, a TransFair USA e a FLO vão juntar-se à Conservation International como parceiras essenciais no compromisso de suprimento ético do programa Shared Planet, da Starbucks.

"Estamos convictos de que, trabalhando juntas, a Starbucks e a Fairtrade podem conseguir muito mais para os produtores de café e o setor cafeeiro", disse Howard Schultz, chairman, presidente e diretor executivo da Starbucks. "Estou orgulhoso do papel que a Starbucks vem desempenhando na melhoria dos padrões ambientais e agrícolas. Ao dobrar nosso compromisso com a Fair Trade Certified e ampliar nossa parceria global, temos uma oportunidade única para reforçar ainda mais iniciativas já em curso para beneficiar produtores rurais e comunidades".

Como parte desse compromisso, a Starbucks, a TransFair USA e a FLO vão explorar a integração do processo de verificação do café Fair Trade Certified com as práticas de eqüidade do programa Coffee and Farmer Equity (C.A.F.E.), da Starbucks. Isso vai aumentar a eficiência das inspeções de fazendas individuais e o impacto positivo dos programas sobre os pequenos fazendeiros de café, suas comunidades e ambiente.

Também será fundamental para o esforço da Starbucks de suprimento ético a expansão de seu trabalho com os fazendeiros com a certificação Fair Trade para melhorar a qualidade do café e a lucratividade por meio de boas práticas ambientais e agrícolas. Para isso, os centros de apoio ao produtor rural da Starbucks na Costa Rica e na África serão fortalecidos, assim como os investimentos atuais em programas de acesso a crédito rural.

"O compromisso da Starbucks não poderia ter vindo em melhor hora para os fazendeiros de café, que agora enfrentam a ameaça das mudanças climáticas, os preços mais altos e o desaquecimento global", disse Rob Cameron, diretor executivo da FLO. "A parceria combina o conhecimento especializado da Fairtrade no fortalecimento do consumidor e do fazendeiro das comunidades básicas nos mercados globais com um programa da Starbucks apoiado por incentivos para aprimorar a qualidade do café e aumentar os rendimentos do produtor. Juntos, acreditamos poder dar forma a um modelo de negócios para o desenvolvimento sustentável sem precedentes no setor cafeeiro".

O expressivo aumento de volume de compra de café FairTrade terá impacto positivo e abrangente nas comunidades produtoras de café em todos os países em desenvolvimento: vai enviar crianças para a escola, levar água limpa para as comunidades rurais e permitir que os produtores em dificuldades possam colocar alimentos na mesa", disse Paul Rice, presidente e diretor executivo da TransFair USA.

As práticas C.A.F.E. fazem parte de um programa abrangente e líder no setor, que envolve questões de transparência ambiental, social e econômica fundamentais para a estabilidade financeira e a saúde de longo prazo das fazendas e dos fazendeiros de café. Lançado em 2004, o programa foi desenvolvido em colaboração com a Conservation International. Os mais de duzentos indicadores das Práticas C.A.F.E. são avaliados por verificadores externos, sob supervisão da Scientific Certification Systems (SCS). Aproximadamente cento e oitenta e cinco mil fazendeiros participam atualmente das Práticas C.A.F.E.

Starbucks

Desde 1971, a Starbucks Coffee Company mantém o compromisso com processos de compra e torra do café arábica de melhor qualidade do mundo. Hoje, com lojas de todo o planeta, a Starbucks é a principal empresa de torrefação e varejo de cafés especiais em âmbito global.

A Starbucks possui hoje cerca de 16 mil lojas e mais de 170 mil parceiros em 44 países. No Brasil desde dezembro de 2006, a rede possui hoje 14 unidades: 13 na capital paulista e uma em Campinas, no interior de São Paulo. Para este ano, ainda planeja a inauguração de mais duas lojas na capital de São Paulo e a primeira no Rio de Janeiro.

A Starbucks Coffee Brasil participa ainda do Projeto Ciranda da Leitura. A iniciativa, uma parceria entre Starbucks Brasil e a Ipanema Coffees (fornecedora de grãos de cafés especiais para a Starbucks), oferece a mais de 1.600 crianças de Alfenas, em Minas Gerais, acesso a livros, brinquedos e a jogos pedagógicos.

TransFair USA

A TransFair USA, organização membro da FLO, é o único certificador terceirizado, independente de produtos Fair Trade Certified nos Estados Unidos. A TransFair USA oferece auditoria e certificação, de acordo com transações padrão da FLO acordadas internacionalmente entre empresas dos EUA, oferecendo produtos certificados Fair Trade e seus fornecedores internacionais para garantir que os fazendeiros e trabalhadores que produzem mercadorias certificadas Fair Trade tenham preços e salários justos.

Fairtrade Labelling Organizations International (FLO)

A FLO é uma associação sem fins lucrativos, com diversos públicos de interesse, que engloba uma rede de organizações Fairtrade voltadas para apoiar e dar autonomia a produtores, aumentando a conscientização do consumidor e promovendo campanhas para mudanças das regras dos negócios convencionais. O papel da FLO é desenvolver e rever os padrões que os produtores Fairtrade têm de observar, além de condições comerciais para importadores, exportadores e varejistas. A FLO provê assistência direta aos produtores na obtenção da certificação Fairtrade e no desenvolvimento de oportunidades de mercado.

Entre os membros da FLO, incluem-se três redes de produtores da Ásia, África e América Latina e Caribe às quais os grupos de produtores certificados pela Fairtrade podem se unir. Vinte organizações nacionais, incluindo a Transfair USA, que promovem a certificação Fairtrade em seus países e licenciam empresas para o uso da certificação em seus os produtos. Atualmente, há iniciativas de etiquetagem na Europa, América do Norte, Japão, Austrália e Nova Zelândia.

Fair Trade Certified

A Fair Trade Certified é uma abordagem inovadora, orientada para o mercado, que almeja um tipo de desenvolvimento sustentável que possibilite aos pequenos produtores de café escaparem da pobreza, garantindo preços justos, um modelo de negócios mais direto, o desenvolvimento comunitário e a gestão ambiental. Ao dobrar suas compras de café Fair Trade Certified, a Starbucks vai ajudar diretamente na melhoria das vidas de mais de cem mil famílias de fazendeiros em países em desenvolvimento, por toda a América Latina, Ásia Pacífico e África. Também vai apoiar programas e projetos, como bolsas de estudos, clínicas médicas, melhorias da infra-estrutura básica e iniciativas de melhoria da qualidade.

As informações são da Business Wire, adaptadas e resumidas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures