ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Seguro de transportes de café adota monitoramento por satélite

PAULO HENRIQUE LEME

EM 07/08/2008

3 MIN DE LEITURA

0
0
O Cafeseg, seguro destinado ao transporte de café da corretora Pool Seguros, que mantém a liderança no segmento, agora parte para movimento de modernização com a instalação de dispositivos gratuitos de monitoramento por satélite em toda a frota segurada.

Criado em 1997 pela corretora, o Cafeseg responde por cerca de 60% dos seguros que protegem o transporte do grão em território nacional. A Pool já instalou cerca de 300 equipamentos e, gradativamente, pretende equipar com a mesma tecnologia todos os caminhoneiros autônomos que trabalham no projeto Cafeseg, enquanto estiverem a serviço dos clientes, sejam eles transportadores, exportadores ou outros embarcadores.

Para se ter uma idéia do tamanho do projeto, a Pool administra mais de 70 apólices só nesse mercado, arrecadando aproximadamente R$ 4 milhões em prêmios de seguros a cada período. O presidente da Pool Seguros, César Caiafa, diz que tem épocas que chega a ter mais de 600 caminhoneiros trabalhando por dia no Cafeseg.

"O café sempre foi um de nossos principais produtos de exportação e o projeto Cafeseg foi criado com a idéia de oferecer um seguro pré-formatado que reduzisse o valor do prêmio do seguro, a fim de manter a competitividade do café no mercado internacional", relembra César.

História

Com 11 anos de história no mercado, o Cafeseg surgiu numa época em que o seguro de transporte de café era rejeitado pela maioria das seguradoras ou praticado com taxas elevadíssimas (em torno de 0,5%, quando o normal deveria variar entre 0,05% a 0,12%). Foi quando a Pool detectou que o "roubo" da carga na verdade acontecia, na maioria das ocorrências, pela ação de falsos caminhoneiros que entregavam o produto a receptadores.

Para combater o delito, o Cafeseg entrou em cena, agregando, além do seguro, um gerenciamento de risco adequado ao projeto. "Descobrimos que a principal forma de evitar o desaparecimento do café era acompanhar o trabalho dos caminhoneiros. Mas não era viável financeiramente ter escolta para cada um dos caminhões. Então, naquela oportunidade, inicialmente, adotamos a tática de escolta armada para comboios de até cinco veículos, além de vasculharmos a vida pregressa de cada caminhoneiro envolvido no transporte", explica Cesar.

A idéia dos comboios vigiados barateou bastante o custo total do seguro, que caiu para uma média de 0,15%. Mas ainda não era o suficiente para assegurar a competitividade do produto no mercado internacional e ainda insuficiente para aceitação do seguro por todas as seguradoras.

O projeto foi então se aprimorando com o tempo, adotando depois a escolta velada e posteriormente também o tele-monitoramento móvel (exclusividade da Pool), que é justamente uma ferramenta de logística desenvolvida para auxiliar no controle e mapeamento de veículos desprovidos de rastreadores. Por meio de telefone celular do próprio caminhoneiro, a Pool seguia o trajeto dos caminhões através de ligações telefônicas (em sistema ativo) realizadas a um caminhoneiro-coordenador nomeado pela corretora.

As vantagens do tele-monitoramento móvel incluem controle da frota, previsão de chegada, mapeamento do percurso e acionamento de órgãos de segurança, se for o caso, tudo em tempo real e sem necessidade do caminhoneiro parar em postos para ligação, expondo o transporte a risco, além de não poder contar com o socorro no exato momento do perigo.

Na fase mais desenvolvida do projeto, o Cafeseg conseguiu reduzir o custo do seguro para uma média de 0,08%, muito próxima da faixa ideal de mercado para transporte de grãos.

Criatividade e oportunidade de mercado

"O Cafeseg é o produto de maior projeção da Pool Seguros até hoje. É também um de nossos prediletos, porque foi desenhado com muita criatividade e inteligência, buscando a inovação e aproveitando uma fantástica oportunidade de mercado. Sem falar que ajudamos a manter a competitividade do café nacional frente a mercados concorrentes, como os da Colômbia, dos países da América Central e outros membros da OIC", conclui César.

Agora, com a instalação dos equipamentos de monitoramento por satélite, e outras ações que estão sendo desenvolvidas, o Cafeseg oferece a melhor combinação possível de fatores e tecnologia para a precificação mais correta do seguro, com coberturas cada vez mais adequadas, visando a satisfação dos clientes e os resultados das seguradoras.

"É muito mais vantajoso, pois temos muito mais segurança para controlar o transporte, ganhando em tempo e economia de recursos, podendo até bloquear o veículo em caso de qualquer suspeita de desvio", reforça César. A reportagem é da Segs - Portal Nacional, com informações da seguros.inf.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures