ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Presidente da Starbucks alerta para danos à marca

PAULO HENRIQUE LEME

EM 01/03/2007

2 MIN DE LEITURA

1
0
O presidente da Starbucks Corp., Howard Schultz, disse aos executivos da empresa em um memorando, na semana passada, que as medidas tomadas para estimular a rápida expansão da rede de cafeterias levaram a uma "diluição" de sua icônica marca, segundo reportagem da agência Reuters.

Shultz, fundador da Starbucks, escreveu em 14 de fevereiro que as máquinas automáticas de expresso, os cafés em sacos e os designsfast food e outras.

"Para conseguir crescimento, desenvolvimento e escala necessárias para ir de menos de mil lojas a 13 mil lojas ou mais tivemos que tomar uma série de decisões que, em retrospecto, levaram a uma diluição da experiência da Starbucks e, o que alguns podem chamar de commoditização de nossa marca", disse Schultz no memorando.

No memorando, que foi enviado ao diretor executivo da empresa, Jim Donald, e outros membros da gerência sênior, Schultz disse que assume "toda a responsabilidade" pelas decisões passadas. "Nós desesperadamente precisamos olhar em um espelho e perceber que é hora de voltarmos ao centro e fazer as mudanças necessárias para evocar o patrimônio, a tradição e a paixão que todos temos pela verdadeira experiência da Starbucks".

Como exemplos, Schultz disse que as máquinas automáticas de café expresso tornaram o serviço mais rápido, mas removeram "grande parte do romance e teatro" com os tradicionais fabricantes de expresso, que requerem que os baristas apertem o botão para cada café expresso feito.

Os designs das lojas mais simples, que "satisfazem o lado financeiro de nosso negócio" fazem com que as lojas não tenham mais a "alma do passado".

A porta-voz da Starbucks, Valerie O´Neil, disse que não sabe de nenhuma mudança específica que será feita no negócio, dizendo também que este memorando faz parte de um antigo compromisso de Schultz para que a Starbucks permaneça fiel às suas raízes.

Na última década a Starbucks cresceu de 1100 lojas para mais de 13100 - e a taxa de expansão da companhia continua aumentando. A empresa planeja abrir 2400 lojas neste ano.

Ao mesmo tempo, entretanto, os aumentos nas vendas nas lojas da Starbucks abertas há pelo menos 13 meses têm desacelerado. Essas lojas tiveram aumento de 7% nas vendas no ano fiscal de 2006, comparado com um aumento de 8% em 2005 e 10% em 2004.

Nos Estados Unidos, a companhia tem enfrentado uma forte competição nos últimos dois anos à medida que as redes de restaurantes como McDonald's Corp., Dunkin' Donuts e Burger King Holdings Inc. aumentaram suas ofertas de café.

No passado, a Starbucks disse que vê estas mudanças como positivas para seus negócios porque ajudam a aumentar a consciência e a demanda por cafés especiais. Porém, no memorando da semana passada, Schultz disse que a atual situação tem permitido que os competidores "se posicionem de uma forma que geram consciência, experiência e lealdade de pessoas que antes eram clientes da Starbucks. Isso precisa ser erradicado".

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

LUCAS

PORTO ALEGRE - RIO GRANDE DO SUL - ESTUDANTE

EM 17/02/2014

Onde eu encontro o memorando completo?

Alguém tem um link pra me indicar?

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures