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O futuro do consumo de café: qualidade acessível? |
CARLOS HENRIQUE JORGE BRANDO
Engenheiro civil pela Escola Politécnica da USP; pós-graduação à nível de doutorado em economia e negócios no Massachusetts Institute of Technology (MIT), EUA; sócio da P&A Marketing Internacional, empresa de consultoria e marketing na área de café
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JULIANO TARABALPATROCÍNIO - MINAS GERAIS EM 26/07/2009
Prezado Carlos Brando,
Muito proveitosa a leitura deste artigo, levando em conta a riqueza de dados concretos apresentados acerca do consumo mundial de café. No entanto, no que tange à distinção do consumo dentro e fora do lar, baseado no efeito crise, creio ainda ser necessário estudos mais aprofundados para que se possa traçar reflexoes mais concretas. É fato que a venda de máquinas domésticas tem aumentado substancialmente, o que implica um maior consumo doméstico de café. Porém um aumento no consumo doméstico não afirma efetivamente menor consumo fora do lar, ou seja, menor consumo em cafeterias, restaurantes e similares. Considerando grandes Centros, grandes urbes onde temos um consumo siginificativo de café as pessoas ainda permanecem a maior parte do dia fora de casa, o que as "obriga" a ingerir o seu energizante, o café fora de seus lares, seja em cafeterias, restaurantes, padarias, etc. O fenômeno do grande aumento de venda de máquinas domésticas é um fator indicativo da modernização e sofisticação do hábito de se tomar café, onde o consumidor passa a dar mais atenção a este hábito e portanto ser mais sensível a variações da qualidade deste produto, ou seja, mais sensivel à agregação de valor. Considerando o mercado interno essa observação é ainda mais potencializada, pois aqui no Brasil cafés especiais ainda são novidade, cafeterias abrem a todo o momento e a aceitação do consumidor vem sendo extremamente positiva. Obviamente que estamos falando em nicho de mercado, que com estratégia pode ser ser alcançado tanto por produtores como torrefadores, proprietários de cafeterias, baristas enfim, por toda a cadeia café. Agora, o fator café Robusta é sem dúvida preocupante para o Arábica, ou talvez um fator de reposicionamento dos produtores de Arábica. <b>Resposta do autor</b> Prezado Juliano, Agradeço os comentários. Muito interessante a sua observação de que o consumo de café em estabelecimentos como cafeterias, padarias e restaurantes das grandes cidades tende a continuar aumentando, visto que a maioria destes consumidores passa grande parte do dia longe de suas casas. É importante também observar que, cada dia mais, nos principais mercados consumidores, cresce o consumo de café em lojas como Mc Donald's e Dunkin' Donuts, opções mais baratas e populares que as cafeterias especializadas, o que indica uma tendência clara da busca do consumidor pela qualidade acessível. Saudações cordiais, Carlos Brando |
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