ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Norte pioneiro terá marca própria de café

PAULO HENRIQUE LEME

EM 11/11/2008

2 MIN DE LEITURA

0
0
O café produzido no Norte Pioneiro já tem um nome próprio. A marca ´´Café do Norte Pioneiro do Paraná´´ foi lançada durante a 1 Feira Internacional do Café (Ficafé), em Jacarezinho. A iniciativa é da Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Acenpp) e pretende agregar valor à produção local, associando o produto à qualidade, uma das características da região. O Norte Pioneiro é o maior produtor estadual do grão com uma safra anual de cerca de 1 milhão de sacas, o que corresponde a 40% da produção estadual.

A logomarca é uma representação gráfica da cafeicultura da região, com suas qualidades e características próprias. São três grãos estilizados sob um triângulo (que representa o local). Dois grãos têm coloração verde, o símbolo do Paraná e um outro vermelho, coloração tradicional do café. No entanto, a marca ficará conhecida dos consumidores a partir do próximo ano, quando chegará ao mercado os lotes colhidos pelos produtores da região. Segundo José Henrique Ferroni, vice-presidente da Acenpp, os produtores associados se uniram para formar lotes maiores e mais homogêneos.

A intenção é centralizar a padronização dos grãos conforme o peso, tamanho e cor. Este trabalho será feito em uma única unidade padronizadora, montada na propriedade de Ferroni, localizada em Ribeirão do Pinhal (57 km a oeste de Jacarezinho). ´´Se conseguirmos um número mínimo de 320 sacas já é o suficiente para exportarmos. Teremos mais poder de comercialização e se não fizermos esta classificação o café será vendido como commodity comum´´, comentou. A partir da criação da marca, a intenção é obter um ágio sobre o preço praticado na Bolsa de Nova York (EUA).

Ele acrescentou que todo o projeto deve ser desenvolvido em cinco anos com etapas a serem cumpridas como o trabalho de qualidade dos grãos, a reunião dos lotes, até a comercialização e exportação. ´´Queremos criar um convivência entre produtores e compradores. Queremos respeito porque um depende do outro´´, disse. Os produtores começaram a se organizar há dois anos e contaram com apoio de diversas entidades. O objetivo principal era organizar os cafeicultores do Norte Pioneiro para inclusão no mercado de alta qualidade, explorando os potenciais da região, que une temperaturas amenas e altitude favorável.

A Acenpp foi oficialmente criada em março deste ano e hoje conta com cem associados. ´´O objetivo foi resgatar a região do Norte Pioneiro como produtora de café especial´´, afirmou Luiz Fernando de Andrade Leite, presidente da Acenpp. Inicialmente, os associados tem que se comprometer a cultivar 2% da suas áreas com café especial; no próximo ano o índice vai subir para 5% e a intenção é chegar a 10% em 5 anos. Ele acrescenta que o custo de produção deste tipo de grão tem um acréscimo médio de 50%, índice compensado pelo maior valor de venda.

As informações são de Fernanda Mazzini, da Folha de Londrina.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures