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MG: Villa Café expande seu mix de produtos

PAULO HENRIQUE LEME

EM 13/11/2009

3 MIN DE LEITURA

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Em um Estado onde se tem a maior produção de café do país, algumas empresas se destacam. Esse é o caso da Villa Café. Criada há três anos, visando atender o mercado, a empresa já está expandindo o mix de produtos. Atualmente, oferece o café do tipo gourmet e lançou o cappuccino em três sabores. Além disso, a empresa investiu na produção de sachês de adoçante de sucralose e cookies. De acordo com o diretor da empresa, Rafael Duarte, a ampliação serve para complementar a linha. "São acompanhamentos do café. Nossos clientes não precisam comprar esses produtos separados. Nós fornecemos tudo."

Segundo Duarte, a ideia surgiu na fazenda, onde há plantação de café arábica tipo gourmet: "Montamos a empresa a partir da nossa indignação de ver o brasileiro tomar café de baixa qualidade, apesar de sermos um dos maiores produtores do mundo. Pensamos o tempo todo no mercado e queríamos fazer um café que agradasse o paladar dos mineiros, principalmente, com produtos de qualidade". Ele diz que a plantação, que fica no município de Carmo da Cachoeira, no Sul de Minas, é feita com muda própria e a produção é toda deles, sem intermediários.

O diretor explica, ainda, que a escolha dos grãos passa por uma seleção rigorosa. Para chegar no produto final, a empresa realiza diversos testes. Para fazer a expansão, a empresa investiu cerca de R$ 200 mil na nova produção. E as vendas já aumentaram. A expectativa é que, em 2010, com os lançamentos, a empresa tenha crescimento maior.

Para agradar o paladar dos mineiros, mais exigentes e menos adeptos ao café espresso, a Villa Café procurou produzir três sabores distintos. Cerca de 70% das vendas são do tipo gourmet. Conforme o diretor da empresa, Rafael Duarte, o café com sabor de caramelo é preferência das mulheres, enquanto a bebida com sabor menta ganha mais espaço entre os homens. "O mineiro é mais exigente e tem uma certa resistência ao café espresso, porque o sabor costuma ser amargo. Escreve-se com s mesmo. Ou seja, é aquele produto extraído mediante pressão. Nossa proposta era chegar num café mais doce, suave e com bom corpo, sem ser muito torrado. O café expresso, com x, significa o preparo rápido da bebida.

Conforme levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), o consumo de cappuccino no Brasil representa cerca de 13% do mercado. Foi apostando nesse nicho que a Villa Café criou os sachês de cappuccino. Lançado recentemente pela empresa, o produto também é encontrado em três versões - tradicional, ligth e chocolate. "É um produto que vem ganhando espaço porque nosso cappuccino é bem cremoso e os sabores estão agradando muito", informa Duarte. Conforme um levantamento feito pela organização, em apenas mês de venda, o cappuccino representou 7% do faturamento total da Villa Café.

Ecológicos da produção até embalagens

De acordo com Rafael Duarte, desde o início, a empresa se preocupou com o meio ambiente. E a sustentabilidade é sentida na produção de café na fazenda. "Temos um tipo de irrigação feita com tubo gotejador, o que impede o desperdício de água. Além disso, fazemos ações para que tudo seja bem aproveitado", informa o diretor da Villa Café.

As embalagens dos produtos também receberam atenção especial. "Os sachês de todos os nossos produtos são feitos com papel reciclado, o que é um diferencial. Por isso, aconselhamos e incentivamos nossos clientes a não jogar fora as embalagens de café, para que possamos reciclar", avisa. Duarte diz que essas ações estão sendo percebidas pelo mercado: "Já fomos notados e somos valorizados pela nossa preocupação com a sustentabilidade".

Para mais informações, entre em contato pelo box abaixo, pelo site www.villacafe.com.br, ou pelo telefone (31) 2511-8418.

As informações são do Hoje em Dia/MG, resumidas e adaptadas pela Equipe CaféPoint.

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