ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Mensagem de Schultz afetou ações da Starbucks

PAULO HENRIQUE LEME

EM 12/03/2007

1 MIN DE LEITURA

0
0
Reportagem do Dow Jones Newswires informou que o analista consultivo Howard Penney cortou seu preço alvo para as ações da rede de cafeterias Starbucks, no último dia 1/3, devido ao memorando enviado aos executivos da empresa recentemente pelo seu presidente, Howard Schultz, que questionou se a marca da companhia estaria se tornando commoditizada (veja artigo relacionado).

Schultz disse no memorando que as medidas tomadas para estimular a rápida expansão da rede de cafeterias levaram a uma "diluição" de sua icônica marca, abrindo espaço para a competição de companhias de fast food e outras. Ele citou como exemplo as máquinas automáticas de café expresso, que tornaram o serviço mais rápido, mas removeram "grande parte do romance e teatro", bem como os designs das lojas mais simples, que "satisfazem o lado financeiro de nosso negócio", mas fazem com que as lojas não tenham mais a "alma do passado". Schultz assumiu toda a responsabilidade pelas decisões passadas.

A Starbucks começou com uma loja em Seattle e cresceu para mais de 12 mil lojas. Em outubro, a Starbucks aumentou sua meta de abertura de novas lojas em longo prazo para 40 mil de 30 mil e disse que pretende ter presença em mais de 40 países até o final de 2007.

A companhia também expandiu suas ofertas de produtos além do café e bebidas para incluir alimentos, livros, música, produtos de casa, que têm margens menores do que o café, mas também têm menores custos de mão-de-obra.

Penney cortou seu preço alvo nas ações da Starbucks para US$ 32 por ação de US$ 36, mas manteve sua classificação neutro para as ações.

"Continuamos acreditando que a Starbucks é uma grande companhia e que é improvável que haverá outra companhia na categoria de café, com lealdade de marca e força financeira que a companhia tem", escreveu Penney em uma nota aos clientes. "Dito isso, acreditamos que as ações continuam enfrentando problemas, à medida que o mercado começa a digerir questões relacionadas ao crescimento".

A Starbucks cresceu rapidamente nos últimos anos, mas os analistas têm observado o ritmo das vendas das mesmas lojas. Além disso, a competição aumentou recentemente, com rivais como McDonald´s Corp., Burger King e Dunkin´ Donuts buscando abocanhar alguma parte do mercado.

No dia da divulgação do manifesto, as ações da Starbucks fecharam em baixa de 1,7%, em US$ 30,39.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures